Cadastramento Biométrico
A biometria é uma tecnologia que permite a identificação da eleitora ou do eleitor, cuja digital é reconhecida, no momento da votação, por um leitor biométrico acoplado à urna eletrônica.
Apesar de a ausência de biometria cadastrada não impedir, por si só, o voto, importante dizer que tal sistema proporciona maior segurança ao processo eleitoral e garante que uma pessoa não vote no lugar da outra.
Enquanto o Cadastro Eleitoral estiver aberto, a coleta biométrica poderá ser realizada em todos os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Estado do Rio de Janeiro.
Aqueles que precisarem de atendimento perante a Justiça Eleitoral fluminense para alistamento, transferência ou revisão, mas ainda não tiverem os dados biométricos cadastrados ou precisarem renová-los, deverão realizar presencialmente a coleta das digitais, da foto e da assinatura.
No caso de requerimento on-line, formulado por meio da ferramenta Título Net, e sendo necessária a coleta dos dados biométricos para a conclusão do atendimento, as orientações constarão no documento de confirmação (protocolo).
Neste último caso, o(a) requerente será encaminhado(a) a um Cartório Eleitoral. Porém, caso não compareça no prazo de 30 dias, seu requerimento será descartado e um novo precisará ser feito.
Em relação ao app e-Título, para a apresentação da foto da eleitora ou do eleitor, além da biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, passou a ser exigido o reconhecimento facial, inclusive para aqueles cuja foto já era exibida.
Desse modo, caso já possua biometria cadastrada na Justiça e sua foto não esteja aparecendo no e-Título, a eleitora ou o eleitor deverá, inicialmente, acessar, no menu “Mais Opções”, a opção “Apagar Dados do e-Título” e, em seguida, realizar a desinstalação e a reinstalação do app.
Caso a eleitora ou o eleitor já possua a biometria cadastrada e a foto não esteja aparecendo no e-Título mesmo após o reconhecimento facial, recomenda-se entrar em contato com o respectivo Cartório Eleitoral.
Dificuldades na obtenção de serviços públicos não prestados pela Justiça deverão ser resolvidas pelo órgão responsável.
Especificamente quanto ao “gov.br”, esclarecimentos deverão ser buscados no conjunto de páginas https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br, no qual poderão ser encontrados os canais para registro de solicitações de atendimento.
Ainda possui dúvidas acerca do cadastramento biométrico? Então, acesse: https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/.
Mais informações:
Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000, de segunda a sexta das 11h às 19h.