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Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

ATO PR TRE-RJ Nº 12, DE 15 DE JANEIRO DE 2024.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO o contido no Processo SEI nº 2023.0.000009868-7,

RESOLVE:

Art. 1º Alterar o Artigo 5º, incisos I e IV, e art. 6º, inciso VI, do Ato PR n.º 333/2023, que passarão a vigorar com a seguinte redação:

Art. 5º (...)

I - a composição de lotação das zonas eleitorais sem atribuições específicas observará a ordem de prioridade estabelecida no §3º do art. 22 da Resolução nº 23.701/2022, do Tribunal Superior Eleitoral.

(...)

IV - o preenchimento de cargos e funções comissionadas em zonas eleitorais e unidades da sede por meio de PSI deverá utilizar o critério de perfil profissional, considerando as atribuições da respectiva unidade, as competências gerenciais nos termos do Anexo III deste Ato e as competências técnicas próprias, de acordo com os normativos específicos da unidade, quando houver; e

(...)

Art. 6º (...)

VI - que possua tempo inferior 2 (dois) anos de lotação na unidade atual, cuja vaga seja proveniente de Concurso de Remoção Interna ou de Processo de Seleção Interna - PSI.

Art. 2º. Revogar o inciso V do Artigo 6º do Ato PR nº 333/2023.

Art. 3º. Alterar o Anexo III do Ato PR nº 333/2023, que passará a vigora com a seguinte redação:

ANEXO III DO ATO PR Nº333/2023

GLOSSÁRIO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

COMPETÊNCIAS
OBRIGATÓRIAS
(Caderno de Orientação do
TSE sobre Gestão por
Competências na Justiça
Eleitoral)
DESCRIÇÃO
Visão estratégica
  • Estabelece os objetivos da unidade alinhados à missão institucional.
  • Alinha as ações da unidade para atingir os objetivos propostos.
  • Propõe ações considerando o impacto de seus resultados no contexto organizacional.
Comunicação
  • Comunica-se com clareza e objetividade.
  • Recebe feedback com atenção e respeito.
  • Oferece feedback oportunamente, com cortesia e respeito.
  • Facilita a comunicação entre sua equipe e os diversos agentes com os quais se relaciona
Gestão de conhecimento
  • Promove compartilhamento de melhorias práticas com outras unidades.
  • Desenvolve-se continuamente com foco na melhoria de sua atuação.
  • Estimula a educação continuada de sua equipe.
  • Estimula o compartilhamento de conhecimentos dentro de sua equipe.
Tomada de decisão
  • Toma decisões no tempo apropriado.
  • Toma decisões baseadas na análise de riscos e oportunidades.
  • Consulta, sempre que possível, sua equipe e demais interessados para tomar decisões.
  • Toma decisões, mesmo que impopulares, conforme os valores organizacionais.
Liderança
  • Atua como mediador em conflitos internos.
  • Delega as atividades, contemplando o perfil da equipe.
  • É receptivo a novas ideias.
  • Estimula o trabalho em equipe.
  • Estimula, pelo exemplo, a prática dos valores institucionais.
Resiliência
  • Mantém-se empenhado e focado na obtenção do resultado, apesar dos obstáculos.
  • Demonstra controle emocional, ainda que esteja sob pressão.
  • Demonstra autoconfiança mesmo em situações adversas.
  • Impede que pressões externas tenham impacto negativo no ânimo de sua equipe.
Orientação/foco em
resultados
  • Define as prioridades de trabalho para a equipe com foco nas metas da organização.
  • Planeja ações para atingir os objetivos da unidade.
  • Atua efetivamente para a implementação de projetos e processos sob sua responsabilidade.
  • Avalia periodicamente os resultados do trabalho por meio de monitoramento.
DEMAIS COMPETÊNCIAS
(A critério da Unidade)
DESCRIÇÃO
Abertura a sugestões Adota um estilo de gestão aberta ao diálogo, acolhendo sugestões de
melhoria.
Acompanhamento do
desenvolvimento da
equipe
Acompanhar o desenvolvimento de cada membro da equipe,
valorizando os progressos alcançados e orientando sobre
oportunidades de treinamento e desenvolvimento.
Aperfeiçoamento de
processos de trabalho
Atua no aperfeiçoamento de processos e ferramentas de trabalho,
visando a melhoria no controle das atividades e o alcance dos
resultados desejados.
Apresentações gráficas Prepara apresentações gráficas, com conteúdo adequado e design
atraente.
Apresentações orais Comunica-se oralmente, com fluência e ritmo da fala adequada, com
vocabulário condizente ao tema e público, fazendo sintetizações e
exemplificações para facilitar a interação com a audiência.
Articulação institucional Estabelece contato com colegas ou gestores de outras áreas,
promovendo a celeridade e eficiência nos fluxos de trabalho dentro da
organização e o alcance dos resultados desejados.
Autodesenvolvimento Atua em seu autodesenvolvimento, mantendo-se atualizado nas
matérias relativas ao seu trabalho e aplicando-se na aquisição de
novos conhecimentos e experiências para melhoria de seu
desempenho profissional.
Autogestão Planeja as suas atividades do dia a dia, de forma estruturada,
contemplando os seus processos de trabalho, as necessidades dos
liderados e dos clientes da área.
Capacidade de ouvir Escuta com atenção o que os liderados têm a dizer, questionando
sobre eventuais dúvidas, de forma a garantir o efetivo entendimento
do que foi dito.
Clima organizacional Gerenciar o clima de trabalho com o apoio da equipe, atuando na
solução de focos de insatisfação e no aprimoramento permanente dos
indicadores de satisfação com o trabalho.
Compartilhamento de
conhecimento
Promove o compartilhamento de conhecimento entre os membros da
equipe, estimulando o desenvolvimento de ideias e atuação
colaborativa dos liderados.
Comprometimento
organizacional
Mobiliza os esforços da equipe em função dos propósitos da
organização, estimulando o comprometimento com as diretrizes
estratégicas e os resultados priorizados.
Comunicação eficaz Expressa-se de forma escrita ou oral com clareza e objetividade,
adequado o discurso ao público-alvo, ao ambiente da exposição e aos
canais utilizados.
Comunicação não violenta Dialoga de forma assertiva e confiante, evitando qualquer forma de
agressividade.
Condução de negociação Demonstra poder de argumentação e convencimento com suas ideias
e posições, buscando obter o consenso das partes envolvidas.
Cultura de inovação Valoriza a cultura de inovação, criando espaços que estimulem a
proposição de ideias e aplicação de boas práticas no trabalho.
Definição de metas e
indicadores
Estabelece metas e indicadores para a equipe, em consonância com
os instrumentos de planejamento e gestão da Organização e a
capacidade produtividade dos liderados.
Delegação de tarefas Delega tarefas à equipe, monitorando periodicamente a execução do
trabalho e as entregas realizadas.
Distribuição equitativa de
atividades
Distribui os trabalhos à equipe, observando a capacidade operacional
da área, a prioridade das demandas, o perfil de competências e a
disponibilidade de cada liderado.
Diversidade Relaciona-se com os membros da sua equipe, respeitando a
diversidade (geracional, gênero, social, cultural) dos liderados,
demonstrando respeito a posicionamentos contraditórios, agindo de
forma assertiva.
Empatia Demonstra preocupação com as falas e sentimentos dos seus
liderados e pratica a compreensão e o acolhimento.
Facilitação de reuniões Facilita reuniões com a equipe, moderando os debates, estimulando a
participação de todo(a)s e garantindo o respeito às opiniões
divergentes.
Feedback Fornece feedback aos membros da equipe, identificando as
evidências de bons e maus resultados, reconhecendo e valorizando
esforços, e corrigindo as ações não desejadas.
Flexibilidade Gerencia imprevistos e obstáculos, desenvolvendo e implementando
planos de ação alternativos juntamente com a equipe.
Gestão de conflitos Moderar os conflitos interpessoais da equipe de forma justa e
imparcial, preservando os envolvidos e a organização.
Gestão de desempenho da
equipe
Monitora o desempenho de sua equipe, identificando pontos de
melhoria e de reconhecimento dos liderados, fornecendo feedback
periodicamente.
Gestão de mudanças
organizacionais
Conduz processos de mudança sob a sua responsabilidade, por meio
de planos estruturados, com orientações claras e objetivas,
promovendo a integração e apoio mútuo entre os envolvidos.
Gestão de recursos Gerencia os recursos sob a sua responsabilidade, empregando-os em
conformidade com os instrumentos de planejamento e gestão da
organização.
Gestão de resultados Acompanha os indicadores gerenciais e as entregas produzidas,
identificando os pontos de melhoria e agindo na correção de rumos.
Gestão do atendimento ao
público
Monitora a qualidade do serviço de atendimento prestado ao público,
estimulando o comportamento empático e cortez, agindo na melhoria
dos processos de trabalho.
Gestão inovadora Implementa novas ideias ou métodos de gestão, gerando aumento da
produtividade da equipe e otimizando a entrega de resultados.
Gestão participativa Estimula a participação dos integrantes da equipe no planejamento e
nas decisões, incentivando o diálogo e a troca de ideias, respeitando
as opiniões divergentes e as características individuais dos liderados.
Inteligência emocional Pratica a inteligência emocional, identificando e lidando com as
emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos de forma
assertiva.
Orientação do trabalho em
equipe
Orienta a atuação da equipe, informando as expectativas de
desempenho, instruções e critérios de qualidade necessários para a
realização dos trabalhos.
Planejamento de
negociação
Prepara-se adequadamente para negociações, reunindo informações
e identificando estratégias para obter bom êxito e ganhos para a
organização
Planejamento do
desenvolvimento da
equipe
Propõe ações de desenvolvimento aos membros da equipe, pautando-se pelos objetivos organizacionais, desafios da área, no perfil de
competências e na perspectiva de carreira dos liderados.
Planejamento do trabalho
em equipe
Planeja o trabalho em equipe, observando as metas e indicadores, a
capacidade operacional dos liderados e os recursos disponíveis.
Preparação de reuniões Divulga as pautas das reuniões, com objetivos claros, roteiros
temáticos e de falas, de forma a orientar os participantes
antecipadamente.
Proatividade Promove medidas preventivas para a solução de problemas ou
mudanças organizacionais, a fim de cumprir as metas da área sob a
sua responsabilidade.
Respeito Relaciona-se com as pessoas de forma respeitosa e cordial, tratando-as sem distinção, independentemente do nível hierárquico que
ocupam.
Simplificação de processos
de trabalho
Adota medidas para simplificação e automatização de processos de
trabalho e procedimentos, estimulando a experimentação e a
aprendizagem com os erros e a busca da excelência.

Art. 4º. O presente Ato entrará em vigor na data de sua publicação.


HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA
Presidente do TRE-RJ

Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ nº 13, de 16/01/2024, p. 22

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: Não consta.

Ementa: Altera o Ato PR n.º 333, de 11 de setembro de 2023.

Situação: Não consta revogação.

Presidente: Desembargador HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA

Data de publicação: DJE TRE-RJ nº 13, de 16/01/2024, p. 22

Alteração: Não consta alteração.