Tribunal Regional Eleitoral - RJ
Diretoria Geral
Secretaria de Administração
Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória
ATO PR TRE-RJ Nº 12, DE 15 DE JANEIRO DE 2024.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO o contido no Processo SEI nº 2023.0.000009868-7,
RESOLVE:
Art. 1º Alterar o Artigo 5º, incisos I e IV, e art. 6º, inciso VI, do Ato PR n.º 333/2023, que passarão a vigorar com a seguinte redação:
Art. 5º (...)
I - a composição de lotação das zonas eleitorais sem atribuições específicas observará a ordem de prioridade estabelecida no §3º do art. 22 da Resolução nº 23.701/2022, do Tribunal Superior Eleitoral.
(...)
IV - o preenchimento de cargos e funções comissionadas em zonas eleitorais e unidades da sede por meio de PSI deverá utilizar o critério de perfil profissional, considerando as atribuições da respectiva unidade, as competências gerenciais nos termos do Anexo III deste Ato e as competências técnicas próprias, de acordo com os normativos específicos da unidade, quando houver; e
(...)
Art. 6º (...)
VI - que possua tempo inferior 2 (dois) anos de lotação na unidade atual, cuja vaga seja proveniente de Concurso de Remoção Interna ou de Processo de Seleção Interna - PSI.
Art. 2º. Revogar o inciso V do Artigo 6º do Ato PR nº 333/2023.
Art. 3º. Alterar o Anexo III do Ato PR nº 333/2023, que passará a vigora com a seguinte redação:
ANEXO III DO ATO PR Nº333/2023
GLOSSÁRIO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
COMPETÊNCIAS OBRIGATÓRIAS (Caderno de Orientação do TSE sobre Gestão por Competências na Justiça Eleitoral) |
DESCRIÇÃO |
Visão estratégica |
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Comunicação |
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Gestão de conhecimento |
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Tomada de decisão |
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Liderança |
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Resiliência |
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Orientação/foco em resultados |
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DEMAIS COMPETÊNCIAS (A critério da Unidade) |
DESCRIÇÃO |
Abertura a sugestões | Adota um estilo de gestão aberta ao diálogo, acolhendo sugestões de melhoria. |
Acompanhamento do desenvolvimento da equipe |
Acompanhar o desenvolvimento de cada membro da equipe, valorizando os progressos alcançados e orientando sobre oportunidades de treinamento e desenvolvimento. |
Aperfeiçoamento de processos de trabalho |
Atua no aperfeiçoamento de processos e ferramentas de trabalho, visando a melhoria no controle das atividades e o alcance dos resultados desejados. |
Apresentações gráficas | Prepara apresentações gráficas, com conteúdo adequado e design atraente. |
Apresentações orais | Comunica-se oralmente, com fluência e ritmo da fala adequada, com vocabulário condizente ao tema e público, fazendo sintetizações e exemplificações para facilitar a interação com a audiência. |
Articulação institucional | Estabelece contato com colegas ou gestores de outras áreas, promovendo a celeridade e eficiência nos fluxos de trabalho dentro da organização e o alcance dos resultados desejados. |
Autodesenvolvimento | Atua em seu autodesenvolvimento, mantendo-se atualizado nas matérias relativas ao seu trabalho e aplicando-se na aquisição de novos conhecimentos e experiências para melhoria de seu desempenho profissional. |
Autogestão | Planeja as suas atividades do dia a dia, de forma estruturada, contemplando os seus processos de trabalho, as necessidades dos liderados e dos clientes da área. |
Capacidade de ouvir | Escuta com atenção o que os liderados têm a dizer, questionando sobre eventuais dúvidas, de forma a garantir o efetivo entendimento do que foi dito. |
Clima organizacional | Gerenciar o clima de trabalho com o apoio da equipe, atuando na solução de focos de insatisfação e no aprimoramento permanente dos indicadores de satisfação com o trabalho. |
Compartilhamento de conhecimento |
Promove o compartilhamento de conhecimento entre os membros da equipe, estimulando o desenvolvimento de ideias e atuação colaborativa dos liderados. |
Comprometimento organizacional |
Mobiliza os esforços da equipe em função dos propósitos da organização, estimulando o comprometimento com as diretrizes estratégicas e os resultados priorizados. |
Comunicação eficaz | Expressa-se de forma escrita ou oral com clareza e objetividade, adequado o discurso ao público-alvo, ao ambiente da exposição e aos canais utilizados. |
Comunicação não violenta | Dialoga de forma assertiva e confiante, evitando qualquer forma de agressividade. |
Condução de negociação | Demonstra poder de argumentação e convencimento com suas ideias e posições, buscando obter o consenso das partes envolvidas. |
Cultura de inovação | Valoriza a cultura de inovação, criando espaços que estimulem a proposição de ideias e aplicação de boas práticas no trabalho. |
Definição de metas e indicadores |
Estabelece metas e indicadores para a equipe, em consonância com os instrumentos de planejamento e gestão da Organização e a capacidade produtividade dos liderados. |
Delegação de tarefas | Delega tarefas à equipe, monitorando periodicamente a execução do trabalho e as entregas realizadas. |
Distribuição equitativa de atividades |
Distribui os trabalhos à equipe, observando a capacidade operacional da área, a prioridade das demandas, o perfil de competências e a disponibilidade de cada liderado. |
Diversidade | Relaciona-se com os membros da sua equipe, respeitando a diversidade (geracional, gênero, social, cultural) dos liderados, demonstrando respeito a posicionamentos contraditórios, agindo de forma assertiva. |
Empatia | Demonstra preocupação com as falas e sentimentos dos seus liderados e pratica a compreensão e o acolhimento. |
Facilitação de reuniões | Facilita reuniões com a equipe, moderando os debates, estimulando a participação de todo(a)s e garantindo o respeito às opiniões divergentes. |
Feedback | Fornece feedback aos membros da equipe, identificando as evidências de bons e maus resultados, reconhecendo e valorizando esforços, e corrigindo as ações não desejadas. |
Flexibilidade | Gerencia imprevistos e obstáculos, desenvolvendo e implementando planos de ação alternativos juntamente com a equipe. |
Gestão de conflitos | Moderar os conflitos interpessoais da equipe de forma justa e imparcial, preservando os envolvidos e a organização. |
Gestão de desempenho da equipe |
Monitora o desempenho de sua equipe, identificando pontos de melhoria e de reconhecimento dos liderados, fornecendo feedback periodicamente. |
Gestão de mudanças organizacionais |
Conduz processos de mudança sob a sua responsabilidade, por meio de planos estruturados, com orientações claras e objetivas, promovendo a integração e apoio mútuo entre os envolvidos. |
Gestão de recursos | Gerencia os recursos sob a sua responsabilidade, empregando-os em conformidade com os instrumentos de planejamento e gestão da organização. |
Gestão de resultados | Acompanha os indicadores gerenciais e as entregas produzidas, identificando os pontos de melhoria e agindo na correção de rumos. |
Gestão do atendimento ao público |
Monitora a qualidade do serviço de atendimento prestado ao público, estimulando o comportamento empático e cortez, agindo na melhoria dos processos de trabalho. |
Gestão inovadora | Implementa novas ideias ou métodos de gestão, gerando aumento da produtividade da equipe e otimizando a entrega de resultados. |
Gestão participativa | Estimula a participação dos integrantes da equipe no planejamento e nas decisões, incentivando o diálogo e a troca de ideias, respeitando as opiniões divergentes e as características individuais dos liderados. |
Inteligência emocional | Pratica a inteligência emocional, identificando e lidando com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos de forma assertiva. |
Orientação do trabalho em equipe |
Orienta a atuação da equipe, informando as expectativas de desempenho, instruções e critérios de qualidade necessários para a realização dos trabalhos. |
Planejamento de negociação |
Prepara-se adequadamente para negociações, reunindo informações e identificando estratégias para obter bom êxito e ganhos para a organização |
Planejamento do desenvolvimento da equipe |
Propõe ações de desenvolvimento aos membros da equipe, pautando-se pelos objetivos organizacionais, desafios da área, no perfil de competências e na perspectiva de carreira dos liderados. |
Planejamento do trabalho em equipe |
Planeja o trabalho em equipe, observando as metas e indicadores, a capacidade operacional dos liderados e os recursos disponíveis. |
Preparação de reuniões | Divulga as pautas das reuniões, com objetivos claros, roteiros temáticos e de falas, de forma a orientar os participantes antecipadamente. |
Proatividade | Promove medidas preventivas para a solução de problemas ou mudanças organizacionais, a fim de cumprir as metas da área sob a sua responsabilidade. |
Respeito | Relaciona-se com as pessoas de forma respeitosa e cordial, tratando-as sem distinção, independentemente do nível hierárquico que ocupam. |
Simplificação de processos de trabalho |
Adota medidas para simplificação e automatização de processos de trabalho e procedimentos, estimulando a experimentação e a aprendizagem com os erros e a busca da excelência. |
Art. 4º. O presente Ato entrará em vigor na data de sua publicação.
HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA
Presidente do TRE-RJ
Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ nº 13, de 16/01/2024, p. 22
FICHA NORMATIVA
Data de Assinatura: Não consta.
Ementa: Altera o Ato PR n.º 333, de 11 de setembro de 2023.
Situação: Não consta revogação.
Presidente: Desembargador HENRIQUE CARLOS DE ANDRADE FIGUEIRA
Data de publicação: DJE TRE-RJ nº 13, de 16/01/2024, p. 22
Alteração: Não consta alteração.