Semana Nacional de Museus
É uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus desde 2003, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema.
Geralmente o evento ocorre durante o mês de maio, na semana comemorativa ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema principal da Semana nacional de Museus é escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
A ação proporciona aumento significativo de público no período em que ocorre. A média de visitantes dos museus participantes sobe 79%. Há divulgação e valorização dos museus brasileiros, além de democratizar e incentivar o acesso do público.
1ª SNM (2003) – Museus e Amigos
2ª SNM (2004) – Museus e Patrimônio Imaterial
3ª SNM (2005) – Museus: Pontes entre Cultura
4ª SNM (2006) – Museus e Público Jovem
5ª SNM (2007) – Museus e Patrimônio Universal
6ª SNM (2008) – Museus como Agente de Mudança Social e Desenvolvimento
7ª SNM (2009) – Museus e Turismo
8ª SNM (2010) – Museus para Harmonia Social
9ª SNM (2011) – Museus e Memória
10ª SNM (2012) – Museus em um mundo em transformações: novos desafios, novas inspirações
11ª SNM (2013) – Museus (memória + criatividade) = mudança social
12ª SNM (2014) – Museus - coleções criam conexões
13ª SNM (2015) – Museus para uma sociedade sustentável
14ª SNM (2016) – Museus e paisagens culturais
15ª SNM (2017) – Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus
16ª SNM (2018) – Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições
17ª SNM (2019) – Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
18ª SNM (2020) – Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão
19ª SNM (2021) – O futuro dos museus: recuperar e reimaginar
20ª SNM (2022) – O Poder dos Museus
21ª SNM (2023) – Museus, sustentabilidade e bem-estar
22ª SNM (2024) – Museus, Educação e Pesquisa
Fontes:
https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/20-semana-nacional-de-museus