EXPOSIÇÃO ELEIÇÕES 2016 - 

CICLO ELEITORAL 2016 EM NOTÍCIAS, NÚMEROS E IMAGENS

Logomarca Eleições 2016

🗓️ DATA

As Eleições 2016 foram realizadas em dois turnos. O primeiro aconteceu em 2 de outubro de 2016; o segundo, em 30 de outubro de 2016.

 

⚙️ ESTRUTURA

O Estado do Rio de Janeiro contava com 92 municípios, 249 zonas eleitorais, 4.814 locais de votação, 33.415 seções eleitorais/urnas e 12.414.879 eleitores e eleitoras aptos. 

A força de trabalho do TRE-RJ em 2016 estava composta de 256 magistrados e magistradas, 1.783 servidores e servidoras, sendo 554 requisitados e requisitadas de outros órgãos, 134 estagiários e estagiárias e 133.660 mesários e mesárias.

 

☑️ ENTREGAS DE VALOR

A Justiça Eleitoral fluminense recebeu ao todo 22.265 processos de registro de candidatura, dos quais 20.688 candidatos e candidatas foram considerados aptos.

Foram autuados 77.880 processos eleitorais, dos quais 50.166 foram baixados. No tocante às pesquisas eleitorais, foram registradas 58. 

O TRE-RJ processou, em 2016: 296.766 requerimentos de alistamento; 130.611 de transferência; 189.094 de revisão de dados; e 45.456 pedidos de segunda via.

🏆ELEIÇÕES 2016 E AS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS

Reunião Eleições 2016

O presidente do TRE-RJ à época, desembargador Antônio Jayme Boente, deu posse, em 11/04/2016,  a 27 novos juízes e juízas eleitorais do interior e da capital para exercer mandatos de dois anos.

Pelo fato de comandarem os trabalhos nas eleições municipais de 2016, ao parabenizar os novos magistrados e magistradas pela posse, o presidente aproveitou a oportunidade para repassar algumas orientações sobre a eleição municipal de outubro, pelos muitos desafios, em razão das mudanças legislativas e das Olimpíadas e Paralimpíadas, realizadas no Rio de Janeiro. "É preciso total dedicação neste ano. Conto com a participação de todos para anteciparmos, ao máximo, os preparativos dos pleitos, como, por exemplo, a montagem dos polos das urnas eletrônicas e definição dos locais de votação" foram as palavras do presidente.

Logomarca Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016

📱 APLICATIVOS PARA O ELEITOR

Aplicativos Eleições 2016

  • Agregador: oferecia acesso direto a todos os outros aplicativos desenvolvidos para as Eleições 2016.
  • Onde votar ou justificar: criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor ou eleitora ao local de votação e aos postos de justificativa em todo o Brasil, caso estivesse fora de seu domicílio eleitoral.
  • Pardal - Denúncias: possibilitava aos eleitores e eleitoras notificar irregularidades e não conformidades nas campanhas, enviando fotos para a análise das evidências por parte da Justiça Eleitoral.
  • Resultados: por meio desse aplicativo, foi possível acompanhar, em tempo real, os dados do resultado da eleição em todo o Brasil.
  • Mesários: levava informações a cerca de dois milhões de colaboradores e colaboradoras que participaram do processo eleitoral, com instruções e orientações.

 

🖊️ CARGOS DISPUTADOS

  • Prefeito
  • Vereador



💼 PARTIDOS POLÍTICOS PARTICIPANTES

(Por se tratar de eleição municipal, foi considerado apenas o município do Rio de Janeiro)

PCB

PCO

PPS

PSTU

PROS

PPL

PSL

PC DO B

PTC

PATRI

PV

NOVO

REDE

PT

PRTB

PSB

PSDC

PSOL

PT DO B

SD

PR

PSDB

PMDB

PSD

PP

PMB

PMN

PTB

PTN

PSC

DEM

PRB

PHS

PDT

PRP

(Clique aqui para acessar os nomes por extenso dos partidos políticos)

NOTÍCIAS E FOTOS - ELEIÇÕES 2016

Novas regras das Eleições Municipais 2016

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano. Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Treinamento de mesários e mesárias

Em 2016, 10.891 mesários e mesárias convocados em todo o Estado para atuar nas eleições receberam treinamento pela internet, por meio da modalidade de ensino a distância (EAD).

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Aplicativos Justiça Eleitoral

Diversos aplicativos foram desenvolvidos pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2016.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Campanha #MitosEleitorais nas redes sociais

Votar nulo pode anular eleição? Voto em branco vai para quem está ganhando? Para esclarecer esses e outros boatos que costumam circular em época de eleição, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou a campanha #MitosEleitorais nas redes sociais Facebook (fb.com/trerj) e Twitter (twitter.com/trerj).

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

20 anos da urna eletrônica

A exposição celebrou os 20 anos da criação da urna eletrônica, que representou marco no processo eleitoral brasileiro e o coroamento do constante empenho em garantir eleições seguras e transparentes.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

- Aprovação das leis eleitorais pelo Congresso e novidades legislativas para as Eleições 2016:

Congresso Nacional

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das Eleições 2016, ao introduzir mudanças nas Leis nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, foi proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Dessa forma, as campanhas eleitorais de 2016 foram financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos, candidatos e candidatas.

Outra mudança promovida pela Lei nº 13.165/2015 referiu-se à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quisesse disputar as eleições em 2016 precisaria filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que foi realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos e candidatas no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. 

- Publicação das resoluções pelo Tribunal Superior Eleitoral - Eleições 2016:

Prédio do TSE

- Publicação das resoluções pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Eleições 2016:

TRE-RJ

- Fechamento do cadastro eleitoral 151 dias antes das Eleições: o fechamento do cadastro possibilita que sejam realizados os atos preparatórios, tais como elaboração das folhas de votação, determinação do eleitorado apto a votar etc. Nas Eleições de 2016, ocorreu em 4 de maio a data-limite para o cidadão ou cidadã procurar o cartório eleitoral para se alistar pela primeira vez ou para transferir seu domicílio eleitoral ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. 

Fechamento do cadastro

- Composição das mesas receptoras de votos: os 249 cartórios eleitorais do Estado iniciaram, em 13/06/2016, a convocação de mesários e mesárias para o primeiro e eventual segundo turnos das Eleições 2016.

O Mesário Voluntário: os interessados e interessadas em atuar como mesários e mesárias voluntários(as) nas eleições de outubro puderam se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral. Além de exercer um relevante trabalho de cidadania, contribuindo para a democracia do país, o mesário ou mesária tem vários benefícios pela sua atuação no processo eleitoral.

Mesário voluntário

- Pedidos de registro de candidatura: os partidos tiveram até 15 de agosto para dar entrada nos pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras. 

            

- Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica: com o intuito de assegurar ainda mais transparência e segurança ao processo de votação, foi instituída, em todos os Tribunais Regionais Eleitorais, a partir das Eleições de 2002, a auditoria da votação paralela, um mecanismo de auditoria simples e de fácil compreensão, com a utilização de sistemas informatizados, que consiste em testar e demonstrar para todas as pessoas, mesmo aquelas sem conhecimentos específicos na área de tecnologia da informação, a correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.

As urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos, e levadas para um local em que todas as ações são filmadas e registradas. Durante a auditoria, que acontece no mesmo dia e horário da eleição oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas dessa votação são realizadas na presença de auditores e auditoras externos, inclusive da imprensa local.

Votação paralela 2016 1º turno

Votação paralela 2016 2º turno

- Apuração dos votos: após o encerramento da votação, a mesa receptora gera e divulga os boletins de urna que são confirmados e transmitidos pela Junta Eleitoral constituída em cada Zona Eleitoral. Os boletins de urna somados darão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

Em 2016, eleitores e eleitoras puderam acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais de quatro formas diferentes, por meio de programas especialmente desenvolvidos para o evento:

  • Divulga: permitiu a visualização dos dados por meio de várias consultas. Tratava-se de um software disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na versão desktop, o sistema oferecia maior gama de informações permitindo ao usuário ou usuária consultar os resultados de todos os municípios.
  • App Resultados: desenvolvido para tablets e smartphones, podia ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS), com a finalidade de acompanhar os dados de cada município.
  • App Boletim na Mão: também disponível para download gratuito nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS), permitia que o resultado do pleito municipal de 2016 fosse conferido por meio do código QR.
  • DivWeb: apresentava o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas sem a necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador, simplesmente acompanhando a apuração do resultado pela internet.

- Diplomação dos candidatos: O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) diplomou, em 15 de dezembro de 2016, no Plenário da Câmara de Vereadores, os eleitos e eleitas aos cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras.

Esse ato marca o encerramento do processo eleitoral, atestando a vitória dos eleitos e eleitas nas urnas para que possam tomar posse.

Diplomação Eleições 2016

- Prestação de contas eleitorais: nas Eleições 2016, os prazos para encaminhamento das prestações de contas por parte de candidatos e candidatas, partidos políticos e coligações foram: 01/11/2016 (1º turno) e 19/11/2016 (2º turno).

Prestação de contas

(Acesse aqui para obter os resultados das Eleições 2016

Audiências públicas

NO TSE

O sistema eletrônico de votação conta com diversas oportunidades de auditorias públicas, abertas e transparentes, que fortalecem ainda mais o processo eleitoral do país. Elas são realizadas sistematicamente por entidades fiscalizadoras legitimadas, como partidos políticos, Forças Armadas, Polícia Federal e universidades credenciadas junto à Corte. Um dos diferenciais das auditorias no sistema eleitoral brasileiro é que várias delas podem ser feitas com bastante antecedência das eleições.

A seguir, quadro contendo o cronograma das audiências públicas realizadas para as Eleições 2016:

Data

Assunto

29/10/2015

Representações, reclamações e pedidos de direito de resposta

Pesquisas eleitorais

Escolha e registro de candidatos

05/11/2015

Modelos de lacres para as urnas eletrônicas, etiquetas de segurança e envelopes com lacres de segurança

Propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral

12/11/2015

Atos preparatórios

Cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais

18/11/2015

Instalação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes

Arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como prestação de contas nas Eleições 2016

Limites de gastos a serem observados por candidatos aos cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais de 2016

NO TRE-RJ

Em 2016, o trabalho de inseminação das urnas a serem utilizadas nas eleições foi realizado de 19 a 27 de setembro. Consiste no processo de instalação dos programas nas urnas eletrônicas, com os nomes, números e fotos de candidatos e candidatas, dados dos partidos e coligações e ordem de votação. O procedimento também inclui a inserção de informações dos eleitores e eleitoras de cada seção eleitoral.

Os juízes e juízas eleitorais responsáveis pelos polos de carga convocam representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos, coligações, candidatos e candidatas para acompanhamento dos trabalhos de inseminação e lacração, garantindo a lisura do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas.

Em audiência pública, na sede do TRE-RJ, é realizado o procedimento de Auditoria da Votação Paralela, utilizando urnas sorteadas na véspera dos dois turnos, a fim de comprovar a segurança e o correto funcionamento do sistema de votação. Essas urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos e levadas para ambiente em que todas as ações são filmadas e registradas.

No dia da eleição, no mesmo horário do evento oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas desse procedimento são realizadas na presença de auditores e auditoras externos e da imprensa.

Decisões em destaque

- RECURSO ELEITORAL 422-08.2016.6.19.0056 - Mendes - RIO DE JANEIRO - Fraude para compor a cota de gênero (Acórdão de 24/01/2018)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

A fraude da candidata ao cargo de Vereadora do Município de Mendes, nas Eleições 2016, ficou comprovada pelo fato de que não houve candidatura de fato. A candidata usou as redes sociais para difundir campanha do marido, também candidato ao cargo de Vereador, sem fazer qualquer menção à sua própria candidatura. Outros elementos demonstram o ilícito: votação zerada, nenhum gasto de campanha, nenhuma doação recebida e prestação de contas zerada.

Declarada a inelegibilidade da candidata 

- RECURSO ELEITORAL 1655-68.2016.6.19.0176 - Rio de Janeiro - RIO DE JANEIRO - Candidatura autônoma, sem vinculação a partido político (Acórdão de 01/09/2016)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso eleitoral interposto contra sentença que indeferiu o registro de candidatura dos recorrentes aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município do Rio de Janeiro nas Eleições 2016, por não estarem vinculados a qualquer partido político, o que é proibido em nosso sistema eleitoral.

Dessa forma, foi desprovido o recurso e mantida a sentença de 1º grau.

- RECURSO ELEITORAL 479-44.2016.6.19.0050 - Casimiro de Abreu - RIO DE JANEIRO - Captação ilícita de sufrágio (Acórdão de 28/08/2017)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso interposto por candidato ao cargo de Vereador nas Eleições 2016 contra sentença de condenação a cassação do diploma e multa.

Constam dos autos documentos como títulos eleitorais, agendamento de troca de domicílio eleitoral, listas de eleitores com orçamentos de material de construção, contas de terceiros com recibos de pagamento, vales-combustível e outros, comprovando a prática de compra de votos durante o período eleitoral, pessoalmente e com o auxílio de cabo eleitoral.

Desprovimento do recurso para manter a sentença de condenação a cassação do diploma e multa.

- RECURSO CRIMINAL 23-07.2017.6.19.0100 - Campos dos Goytacazes - RIO DE JANEIRO - Transporte irregular de eleitores (Acórdão de 18/03/2019)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso criminal interposto contra sentença de condenação pela prática de transporte irregular de eleitores nas Eleições 2016.

As provas constantes dos autos comprovam os seguintes fatos: veículo adesivado e com bandeira do candidato; apreensão de grande quantidade de panfletos no carro que transportava os eleitores; e o prévio ajuste para a realização de transporte no dia das eleições.

Sendo a conduta enquadrada como crime eleitoral, não incide o princípio da insignificância.

Desprovido o recurso e mantida a sentença.

- RECURSO ELEITORAL 143-36.2016.6.19.0116 - Angra dos Reis - RIO DE JANEIRO - Inelegibilidade por rejeição de contas (Acórdão de 06/10/2016)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral em face de sentença que deferiu o Requerimento de Registro de Candidatura de postulante ao cargo de Vereador nas Eleições 2016.

O candidato teve suas contas como ordenador de despesas da Câmara Municipal desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, fato que gera inelegibilidade.

Provimento do recurso e indeferimento do pedido de registro.

- RECURSO ELEITORAL 220-28.2016.6.19.0154 - Belford Roxo - RIO DE JANEIRO - Propaganda irregular não caracterizada (Acórdão de 04/10/2018)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se, na origem, de Representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, em face de candidata a vereadora nas Eleições 2016, com base em denúncia de propaganda irregular, por distribuir bens ou vantagens aos eleitores.

A sentença da 154ª Zona Eleitoral julgou improcedente a Representação, uma vez que as provas nos autos demonstravam claramente que a conduta praticada não se amoldava ao tipo de distribuição de produtos como camisetas, chaveiros, bonés ou outros materiais que pudessem proporcionar vantagem ao eleitor, tratando-se apenas de uma caminhada de correligionários e cabos eleitorais, com uniforme padronizado, faixas e bandeiras da candidata.

Irregularidade da conduta não configurada. Recurso desprovido.

Aplicativos Justiça Eleitoral - Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/votacao-e-resultados/aplicativos-justica-eleitoral>. Acesso em 23 jun. 2023.

Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016 - Tribunal Superior Eleitoral - Notícias - 05/01/2016. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Janeiro/conheca-as-novas-regras-das-eleicoes-municipais-de-2016>. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: cinco municípios terão votação híbrida - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 14/07/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: confira as regras para a veiculação de propaganda eleitoral na internet. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Agosto/eleicoes-2016-confira-as-regras-para-a-veiculacao-de-propaganda-eleitoral-na-internet>. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: datas e regras. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/01/eleicoes-2016-calendario-e-regras.html>. Acesso em 20 jun. 2023.

Eleições 2016: o papel do mesário. Disponível em: <http://camara.rj.gov.br/eleicoes2016/pag6.html>. Acesso em 14 jul. 2023.

Eleições 2016: orientações do TRE-RJ para o dia da votação  - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 14/07/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 23 jun. 2023.

Eleições 2016: prazo para cadastro eleitoral termina no dia 4 de maio. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Abril/eleicoes-2016-prazo-para-cadastro-eleitoral-termina-no-dia-4-de-maio>. Acesso em 22 jun. 2023.

Estatísticas do Eleitorado - TRE-RJ. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado-tre-rj/estatisticas-do-eleitorado-tre-rj>. Acesso em 22 jun. 2023.

Estudantes universitários que atuarem como mesários podem ganhar horas HAC - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 11/05/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023

Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/leis-ordinarias/lei-no-13-165-de-29-de-setembro-de-2015>. Acesso em 20 jun. 2023.

Normas e documentações - Eleições 2016 - Tribunal Superior Eleitoral - Notícias. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/area-juridica/normas-e-documentacoes-eleicoes-2016>. Acesso em 20 jun. 2023.

Partidos e coligações têm até segunda (15) para apresentarem registro de candidatos. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Agosto/partidos-e-coligacoes-tem-ate-segunda-15-para-apresentarem-registro-de-candidatos>. Acesso em 22 jun. 2023.

Registro de candidatura é tema de reunião com juízes eleitorais - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 02/05/2016. Extraído da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 25 out. 2023.

Relatório de Gestão TRE-RJ 2016. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/gestao/relatorio-de-gestao>. Acesso em 22 jun. 2023.

Revista de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - volume 7 - nº 1. Rio de Janeiro: TRE-RJ, 2017. 464 p. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-rj.jus.br/jurisprudencia/publicacoes/arquivos-revista-de-jurisprudencia/revista-de-jurisprudencia-v-7-n-1/@@download/file/050420171552_arq_124250.pdf>. Acesso em 28 ago. 2023.

Revista de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - volume 8 - nº 1. Rio de Janeiro: TRE-RJ, 2018. 514 p. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-rj.jus.br/jurisprudencia/publicacoes/arquivos-revista-de-jurisprudencia/revista-de-jurisprudencia-v-8-n-1/@@download/file/300420181137_arq_134834.pdf>. Acesso em 28 ago. 2023.

TRE-RJ sorteia cinco urnas para auditoria no segundo turno - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 29/10/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023.

TSE pede a permanência no Rop das tropas destinadas à Olimpíada até as eleições – Tribunal Superior Eleitoral – Notícias – 27/07/2016. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Julho/copy_of_tse-pede-a-permanencia-no-rio-das-tropas-destinadas-as-olimpiadas-ate-as-eleicoes>. Acesso em 24 out. 2023.

Vinte e sete novos juízes eleitorais tomam posse no TRE-RJ - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 11/04/2016. Extraído da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 25 out. 2023.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido