Histórico e Atribuições

TRE-RJ SECGIM Apresentação Arquivo

O Serviço de Arquivo Geral foi previsto na Resolução nº 126/1987, que dispõe sobre a Estrutura e Competência dos Órgãos e sobre a Estrutura Administrativa Básica da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – Regimento Interno da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Assim, a Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tinha a seguinte estrutura administrativa básica, sob a direção do Diretor-Geral:

IV - 4 - Secretaria de Coordenação Administrativa

      4.5 - Subsecretaria de Comunicações

      4.5. 2 - Serviço de Arquivo Geral.

O artigo 18, II dispunha:

II - Serviço de Arquivo Geral, ao qual incumbe:

       1 - conservar, mediante classificação que lhes permita o fácil acesso aos processos, documentos e expedientes recebidos com despacho de arquivamento;

       2 - conservar e manter atualizada a coleção dos Diários Oficiais de interesse do Tribunal.

Nesse período a localização da Secarq era na Rua 1º de Março, nº 42, Centro/RJ, ficando o acervo no subsolo da construção. 


Atualmente, a Resolução TRE-RJ nº 1.266, de 31 de Janeiro de 2023, aprovou o Regulamento Administrativo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, tendo em seu artigo 137 as atribuições da Seção do Arquivo Central:

Art. 137. São atribuições da Seção de Arquivo Central - SECARQ:

I - gerenciar o acervo documental constante do Arquivo Central do Tribunal;

II - realizar a guarda física dos documentos externos digitalizados provenientes do Protocolo da sede do Tribunal;

III - recolher, conferir e armazenar os documentos encaminhados pelas unidades do Tribunal para o Arquivo Central;

IV - providenciar o recolhimento dos documentos, em caso de arquivamento e desarquivamento, entre as unidades solicitantes e o Arquivo Central;

V - recolher, registrar e armazenar os documentos e objetos de valor histórico (Reserva Técnica), após indicação da unidade de gestão da memória; (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 1.236/2022)

VI - promover a conservação, restauração e desinfecção dos documentos do Arquivo Central;

VII - selecionar, organizar, preparar e realizar o processamento eletrônico de imagem dos documentos do Arquivo Central;

VIII - realizar pesquisas de interesse institucional na documentação recolhida;

IX - migrar e registrar metadados de documentos arquivados em sistemas informatizados;

X - propor a adoção de procedimentos para melhora da logística de arquivamento nos aspectos de racionalização de espaço físico, segurança e acesso aos documentos e processos;

XI - selecionar, organizar, preparar e realizar o processamento eletrônico de imagem dos documentos e objetos de valor histórico, relacionados à Reserva Técnica, em decorrência de solicitação da unidade gestora da memória. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1.236/2022).

Na atual estrutura administrativa básica do TRE-RJ, segundo o organograma oficial, a Seção de Arquivo pertence à seguinte hierarquia:

Diretoria Geral (DG)
Secretaria de Administração (SAD)
Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória (CODIM)
Seção de Arquivo Central (SECARQ)

Alfredo Silva (Servidor)

Fatima Cardoso (Servidora)

Edson Rocha (Servidor)

Veronica Circolani (Servidora)

Jorge da Silva (Estoquista)

José Marcos da Silva (Supervisor)

Luiz Claudio Cerda (Estoquista)

Marcus Silva (Estoquista)

Michael Simões (Estoquista)

Raphael Alves (Estoquista)

Dirlene Amaral (Arquivista)

Filipe Carvalho (Arquivista)

Geisiane Alves (Arquivista)

Paula Roberta Rodrigues (Arquivista)

Vivian Costa (Arquivista)

Elmer Mendes (Operador de escâner)

Monique Peçanha (Operadora de escâner)

Wallace Galileu (Operador de escâner)