TRE-RJ celebrará seus 50 anos de existência com extensa programação
Fundada em 1975, Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro completará meio século de existência em março
Prestes a celebrar seus 50 anos de fundação, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apresenta uma programação na qual busca olhar para seu passado, sem descuidar dos desafios futuros. Instituído cinco dias após a fusão entre os antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o TRE-RJ testemunhou o desafio de reconquista da democracia, participou da implementação da urna eletrônica, garantindo o voto consciente e seguro para todos os cidadãos, e atua diariamente na defesa e na promoção da cidadania.
Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira exalta a data como um marco que reforça as conquistas da democracia e da Justiça Eleitoral, produto de sua preocupação com a excelência.
"As contribuições da Justiça Eleitoral para a promoção da cidadania e para o aperfeiçoamento da democracia são constantes. Essa inquietação levou ao desenvolvimento das urnas eletrônicas, sustando qualquer possibilidade de fraude no exercício do voto. Também foi responsável pela implementação do voto com identificação biométrica e, recentemente, nos levou a inaugurar o Palácio da Democracia, oferecendo a servidoras e servidores do TRE-RJ uma sede à altura da importância dos desafios institucionais", afirmou o desembargador.
As comemorações dos 50 anos do TRE-RJ terão início em 21 de fevereiro (sexta-feira), com a outorga da medalha do Mérito Eleitoral a 20 personalidades. Representantes do Judiciário, das Forças Armadas, da sociedade civil e servidores do TRE-RJ estão entre os agraciados. A solenidade será realizada no Grande Hall do Palácio da Democracia, ambiente que concentrará a maior parte das celebrações.
Em 14 de março (sexta-feira) serão homenageados ex-dirigentes do TRE-RJ, com o descerramento dos retratos de três ex-presidentes: os desembargadores Cláudio dell'Orto, Elton Leme e João Ziraldo Maia. A nova galeria de imagens dos ex-presidentes será instalada no primeiro andar da nova sede do Tribunal, onde está localizado o Plenário.
Na semana do aniversário as celebrações terão início em 18 de março (terça-feira), com a abertura de uma exposição de fotografias de momentos históricos do TRE-RJ, da Justiça Eleitoral e da Democracia. Na mesma data será lançado o livro que relembrará a origem do TRE-RJ e contará momentos marcantes da trajetória de seus 50 anos de existência.
No dia 19 (quarta-feira) a homenagem será aos que garantiram e garantem a existência da instituição nestas cinco décadas: servidores ativos e aposentados serão agraciados pelo tempo de serviço dedicado ao TRE-RJ. Em solenidade realizada no Grande Hall, os servidores receberão um pin especialmente desenvolvido para o momento e um diploma de reconhecimento. Os acessórios terão cores diferentes, alusivas a cada marco temporal alcançado.
Iniciada na semana do aniversário, a medida faz parte de uma política de reconhecimento institucional do TRE-RJ e será permanente. Quando o servidor agraciado com o pin e o diploma completar o tempo mínimo de serviço relativo a um novo ciclo, será novamente homenageado, com a entrega de itens alusivos ao novo período. Na mesma data, o TRE-RJ promoverá uma palestra de sensibilização de servidores para uso de recursos de inteligência artificial.
No dia 20 de março (quinta-feira), data que marca o aniversário de fundação do TRE-RJ, será realizada uma edição especial do seminário "Memória Popular: Histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio". O encontro, no Grande Hall do Palácio da Democracia, reunirá intelectuais, especialistas e comunicadores, para um bate-papo leve com visões complementares acerca da evolução do processo eleitoral e de suas singularidades.