TRE-RJ disponibiliza Relatório de Gestão do exercício 2024
Mudança da sede, segurança das eleições e o Programa Integrado de Fiscalização Campanha Limpa são alguns dos destaques do documento

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) publicou o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2024. O documento apresenta às cidadãs, cidadãos e aos órgãos de controles internos e externos informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro e os principais resultados alcançados no período, além de dados orçamentários e financeiros.
A assessora de Gerenciamento de Riscos e Controle Interno (Asgeri), Tatiana Kagohara, enfatiza a importância do documento. “Além de garantir transparência, oferece a gestores e servidores uma visão integrada das atividades e resultados do período, permitindo avaliar o trabalho realizado e sua contribuição para a entrega de valor público à sociedade”, afirma Tatiana.
Entre os destaques da gestão, o relatório aponta a mudança da sede do Tribunal para o novo Palácio da Democracia, em agosto de 2024, que proporcionou infraestrutura moderna e acessível para servidores, magistrados, advogados e cidadãos.
No contexto da preparação do pleito, mereceu destaque o estudo conduzido pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Cosin) que fundamentou a alteração de 52 locais de votação identificados como potenciais ameaças à integridade dos envolvidos no pleito.
Ainda na área de segurança das eleições, a atuação conjunta do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi), das equipes de fiscalização da propaganda eleitoral, e das forças de segurança federal, estadual e municipal, resultaram na apreensão de quase R$ 5 milhões em dinheiro vivo, que seriam utilizados para compra de votos no primeiro turno.
Outra boa prática destacada foi o Programa Integrado de Fiscalização Campanha Limpa, que possibilitou a cooperação entre os Juízos de fiscalização da propaganda eleitoral e as Zonas Eleitorais responsáveis pela análise das contas, fortalecendo a identificação de práticas ilícitas no uso de recursos públicos e privados durante as campanhas.
Além dos esforços voltados ao processo eleitoral, o TRE-RJ ampliou suas ações sociais de cidadania, promovidas em parceria com diversas instituições. Essas iniciativas da Justiça Eleitoral Itinerante beneficiaram milhares de pessoas, tornando ainda mais acessível os serviços eleitorais.
Destaca-se ainda a campanha de biometrização do eleitorado fluminense, cujo índice de digitais cadastradas saltou de 65% para 76%. Para alcançar esse resultado, foi essencial o Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Detran-RJ, que possibilitou a autenticação biométrica de 1.096.306 eleitores diretamente nas urnas eletrônicas.
O documento está dividido em cinco partes: Visão Geral e Organizacional do TRE-RJ; Riscos, Oportunidades e Perspectivas; Governança, Estratégia e Desempenho; Resultados das Principais Áreas de Gestão; além de Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.
O relatório, que atende às diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União, pode ser encontrado na aba ''Transparência e Prestação de Contas'', disponível no site do TRE-RJ.