Programa educativo do TRE-RJ retoma visitas a estudantes do estado
Em março, “TRE Vai à Escola” realizou ações em três escolas da Capital e quatro da Baixada e do interior do estado

O programa educativo “TRE Vai à Escola”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), iniciou suas atividades em 2025. Em março, 591 estudantes de sete escolas, públicas e particulares participaram de palestras sobre democracia, cidadania e a importância do voto, além de uma oficina com urnas eletrônicas.
Em Macaé, no Norte Fluminense, 68 alunos do Colégio Bruno Ostmann conversaram com a juíza Suzane Viana Macedo, titular da 254ª Zona Eleitoral, sobre cidadania e democracia. A atividade, realizada em 26 de março, contou com a presença dos servidores Brunella Amorim Pagotto e Carlos Eduardo Gouveia.
Um dia antes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, duas escolas receberam atividades do programa. No Colégio Novo Horizonte, 120 alunos participaram de um bate-papo com o juiz Francisco Emílio de Carvalho Posada, titular da 157ª Zona Eleitoral, sobre os papéis desempenhados pelos Três Poderes. No Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispin, 40 estudantes acompanharam a palestra do magistrado.
Em São João de Meriti, também na Baixada Fluminense, a juíza Ana Carolina Villaboim da Costa Leite, titular da 89ª Zona Eleitoral, palestrou sobre cidadania e democracia para 60 alunos da Escola Municipal Professor Jansen Pereira de Melo no dia 18 de março.
Na Capital, três escolas participaram da iniciativa. Em 17 de março, o Centro Educacional Santa Mônica e a EcoEscola Monteiro Lobato, ambos em Campo Grande, receberam a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, titular da 120ª Zona Eleitoral, que falou sobre a importância do voto para 255 jovens. No dia 14 de março, a juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, titular da 162ª Zona Eleitoral, discutiu a relevância da democracia com 48 alunos da Escola Municipal Joaquim Abílio Borges, no Humaitá, Zona Sul.
O programa
Em 2024, o programa “TRE Vai à Escola” realizou 135 ações na Capital, na Região Metropolitana e no interior do estado, alcançando 10.032 estudantes. O “TRE Vai à Escola” oferece palestras educativas, ministradas por juízes e juízas eleitorais, abordando temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral.