Educação para a democracia: Jovens participam do programa Eleitor do Futuro
Com palestras e oficina de votação, iniciativa da EJE-RJ reforça a importância do voto consciente e do engajamento cívico

Trinta e dois alunos do Ensino Médio do Seminário Educandário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, participaram, na sexta-feira (28), do projeto Eleitor do Futuro, uma ação socioeducativa sobre cidadania e participação política.
O evento contou com a presença do desembargador Fernando Cabral Filho, ex-membro do TRE-RJ, que ministrou uma breve palestra sobre educação e cidadania. Também participaram o vice-reitor do seminário, padre Pedro Henrique Santana, e a juíza da 65ª ZE, Claudia Wider.
O servidor da EJE-RJ, Maurício Duarte, e os servidores voluntários do projeto, Vanessa Cavalcante (29ªZE) e Paulo Franco (71ªZE), iniciaram o encontro abordando a diferença entre "boa" e "má" política. Segundo eles, a boa política seria aquela voltada para a proteção de direitos individuais e coletivos, da democracia e do interesse público. Por outro lado, a má política é orientada pelos interesses pessoais apenas, que, por isso, pode se degenerar em práticas como o coronelismo, o patrimonialismo e a corrupção política em geral.
Na sequência, os estudantes simularam uma eleição. Criaram partidos fictícios, lançaram candidaturas para vereador e prefeito e participaram de uma campanha eleitoral relâmpago, na qual cada candidato teve um minuto para defender uma proposta de boa política pública. A votação foi realizada em urna eletrônica e, após a totalização, os vencedores receberam camisetas do projeto Eleitor do Futuro.
Outras ações
Em março de 2025, o projeto Eleitor do Futuro também passou por outras cinco escolas, todas da Capital, alcançando cerca de 350 estudantes.
No dia 28, cerca de 40 jovens da Escola Municipal Conselheiro Mayrink (Maracanã) acompanharam as ações do programa. Dois dias antes, em 26 de março, 90 alunos da Escola Municipal João Barbalho também participaram das atividades.
No dia 25 foi a vez de 56 alunos e alunas do Ginásio Educacional Afrânio Peixoto (Grajaú). No dia 20, o CIEP Nação Rubro-Negra (Leblon) recebeu o programa, com a participação de 100 estudantes. Já em 19 de março, o Eleitor do Futuro esteve na Escola Municipal Jornalista Brito Broca (Tijuca), atendendo 60 jovens.
Participaram como voluntários do programa neste mês de março: Anderson Alves, Ariane Minelli, Iara Carneiro, Juliana Cosenza, Luciana Beser.