Desembargadora Maria Helena Pinto Machado é a nova diretora da EJE-RJ
O juiz de direito Bruno Bodart foi reconduzido para mais biênio como vice-diretor

A desembargadora Maria Helena Pinto Machado assumiu a diretoria da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). A escolha foi realizada na sessão de quinta-feira (3) pelo Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O juiz Bruno Bodart foi reconduzido para mais um biênio como vice-diretor da Escola.
A Escola Judiciária Eleitoral é responsável pelos projetos educativos como "Eleitor do Futuro" e "TRE Vai à Escola", que levam palestras e oficinas com urnas eletrônicas a estudantes do ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é promover a cidadania por meio da reflexão sobre a importância do voto e a conscientização de direitos e deveres na sociedade.
Atual membro substituto da Corte do TRE-RJ desde de 20 de fevereiro de 2024, a desembargadora Maria Helena Machado formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ingressou na magistratura fluminense em 1993. Atuou como juíza eleitoral no pleito de 1994, prestando auxílio nas eleições de 1996. Nas eleições de 2004 esteve à frente da 166ª Zona Eleitoral (Capital). Em 2012 foi a juíza responsável pelo Polo Eleitoral da Zona Sul do Rio.
Promovida, pelo critério de merecimento, ao 2º Grau em 2014, atuou, inicialmente, junto à Vigésima Terceira Câmara Cível, passando, posteriormente, a compor o Colegiado da Quarta Câmara Cível, atual 16ª Câmara de Direito Privado. Presidiu a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES), nos biênios 2021/2022 e 2023/2024.
O vice-diretor da EJE-RJ foi membro substituto da Corte Eleitoral fluminense, na classe juiz de Direito, no biênio de 2023 e 2025 e tomará posse como titular do TRE-RJ no próximo dia 10. Ainda na Justiça Eleitoral, atuou como juiz responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na internet em 2022, e juiz auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2016 a 2018.
O magistrado tem pós-graduação lato sensu (LLM - Master of Laws) pela Harvard Law School e mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de ser doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Foi juiz instrutor do Supremo Tribunal Federal (STF), além de professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).