TRE-RJ realiza audiência pública sobre auditorias de votação
Quarenta e três urnas eletrônicas passarão pelo procedimento
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do TRE-RJ realizou, nesta sexta-feira (20), audiência pública sobre os procedimentos das Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Teste de Integridade, com e sem biometria, e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais), que acontecerão na data do pleito.
A integrante da Cave Patricia Ferraro explicou que, nestas eleições municipais, o TRE-RJ realizará auditoria em 43 urnas eletrônicas no dia 6 de outubro (primeiro turno das Eleições). O Teste de Integridade será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e abrangerá 31 urnas eletrônicas.
Outras duas urnas passarão pelo Teste de Integridade com Biometria, que acontecerá no campus da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), em Botafogo. Mais 10 urnas passarão por outro tipo de auditoria, o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece na própria seção eleitoral, antes do início da votação.
A seleção das urnas que passarão pelos testes ocorre em cerimônia pública promovida pelo TRE-RJ e pode ser feita de duas formas: por meio da escolha pelos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras ou/e por sorteio. O evento será realizado na véspera da eleição, às 8h, no Palácio da Democracia, nova sede do TRE-RJ.
As entidades fiscalizadoras podem indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão no dia da votação. A Resolução TSE 23.673/2021 prevê as entidades legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização.
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Michel Kovacs, fez um resumo dos demais procedimentos de auditoria, que acontecem antes e depois do pleito.
Também participaram da audiência pública o presidente da Cave, desembargador eleitoral Marcello de Sá Baptista; o procurador regional eleitoral substituto, Flavio Paixao de Moura Junior; a representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Vera Werneck; o representante do partido Novo, Bruno Kazuhiro; o representante da Polícia Federal, delegado Claudio Monteiro; a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris; a secretária-geral da Presidência do Tribunal, Mariana Figueiredo Correa; e o secretário da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Filipe Vieira de Carvalho.