Jornalistas devem se credenciar para cobrir o 1º turno no Palácio da Democracia

Interessadas(os) precisam fazer a inscrição até o dia 27 de setembro

Descrição da imagem: Logo das Eleições 2024; a logo é um design verde e azul com o texto "# Voz ...

Profissionais de imprensa que têm interesse em fazer a cobertura do primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro, podem solicitar o credenciamento por meio de formulário. A credencial permitirá o acesso ao Palácio da Democracia, nova sede do Tribunal, localizada na Rua da Alfândega 42, Centro do Rio. O credenciamento deverá ser solicitado até o dia 27 de setembro por meio do email imprensa@tre-rj.jus.br com o título “Credenciamento Sede”.

No formulário de credenciamento, interessadas(os) devem informar nome completo, função, nome do veículo, telefone, email e documento de identidade. É necessário preencher um formulário para cada profissional. 

Emissoras de rádio, portais de internet, revistas e jornais impressos terão direito a duas credenciais. Já as emissoras de televisão poderão retirar até cinco crachás, que serão distribuídos, a critério de cada veículo, entre repórteres, produtores e pessoal técnico (cinegrafistas, iluminadores e assistentes). 

É responsabilidade dos profissionais credenciados repassar os crachás aos colegas do mesmo veículo nas trocas de turno.

A confirmação ou recusa do pedido de credenciamento, tendo em vista o espaço físico disponível nas localidades, será enviada até às 19h do dia 30 de setembro.

A retirada deverá ser feita nos dias 1° a 4 de outubro, das 12h às 19h, na Coordenadoria de Comunicação Social, localizada no 5º andar do Palácio da Democracia. Apenas pessoas formalmente autorizadas pelos veículos de imprensa, e devidamente identificadas, podem fazer a retirada das credenciais. A autorização deve ser dada, preferencialmente, por meio de mensagem enviada para o e-mail imprensa@tre-rj-jus.br, por conta de e-mail do veículo.  emissário deve apresentar documento de identificação com foto na retirada das credenciais. 

A credencial permitirá o acesso ao Grande Hall da nova sede, onde será instalado o Centro de Divulgação das Eleições (CDE). O espaço abrigará as coletivas de imprensa. Os profissionais de rádio terão acesso também à sobreloja, onde ficarão instalados. 

Auditoria da votação eletrônica no TJRJ

O credenciamento também permite acesso ao Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, localizado no 10ª andar, onde será realizada a Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade das Urnas). Os profissionais da imprensa também deverão portar, no dia das eleições, o crachá do veículo para o qual trabalham, ou sua identificação funcional. 

As informações solicitadas no formulário de credenciamento serão usadas tão somente para fins de controle de acesso ao TRE-RJ e ao TJRJ, por meio das equipes de segurança desses tribunais. 

Cobertura nos locais de votação

As solicitações da imprensa para realizar gravações e/ou fotos em locais de votação deverão ser feitas diretamente por e-mail para as zonas eleitorais. O(a) juiz(a) eleitoral é a autoridade competente para decidir a respeito desses pedidos.

Os endereços eletrônicos das zonas eleitorais estão disponíveis no site do TRE-RJ. Também está disponível no site a lista com todos os locais de votação do estado.

O Tribunal não informa os locais de votação de candidatas e candidatos por se tratar de informação pessoal amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados devem ser solicitados às campanhas. 

Orientações técnicas para cobertura no Palácio da Democracia

Será disponibilizada uma rede wi-fi para os profissionais da imprensa. O controle será feito por meio de vouchers de acesso.

Não é possível a utilização das instalações elétricas internas do TRE-RJ para instalação de quaisquer equipamentos, que não seja apenas a recarga de um smartphone, notebook ou similar. 

Ou seja, os demais equipamentos, especialmente os de transmissão e iluminação, terão que operar alimentados por baterias ou geradores, e nesse último caso, deverá ser agendada visita técnica junto à Coordenadoria de Engenharia (Coeng), para receberem instruções precisas acerca do posicionamento dos geradores e o encaminhamento dos respectivos cabeamentos.

Havendo necessidade de instalação de antenas externas (tipo micro-ondas ou outras), sugerimos que entre em contato com a Coeng para verificar a viabilidade de instalação na cobertura do Palácio da Democracia. Os pedidos de visita técnica e demais dúvidas deverão ser encaminhados para "coeng@tre-rj.jus.br", "manut@tre-rj.jus.br" e "seaedi@tre-rj.jus.br".

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-8000/8141
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido