Eleições 2024: TRE-RJ promoverá audiência pública sobre auditorias de votação
Auditoria será realizada em 43 urnas eletrônicas, e poderá ser acompanhada por partidos políticos e entidades fiscalizadoras
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do TRE-RJ promoverá audiência pública no dia 20 de setembro, às 14h, para esclarecer os procedimentos das Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Teste de Integridade, com e sem biometria, e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais),que acontecerão na data do pleito. Durante o evento será feito também o credenciamento de representantes de partidos políticos e entidades fiscalizadoras do processo eleitoral que tiverem interesse em acompanhar os trabalhos da Comissão
O desembargador eleitoral Marcello de Sá Baptista, presidente da Cave, conduzirá a Audiência Pública. As entidades fiscalizadoras, legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização estão previstas no art. 6º da Resolução TSE 23.673/2021.
Nas eleições deste ano, o TRE-RJ realizará auditoria em 43 urnas eletrônicas no dia 6 de outubro (primeiro turno das Eleições). O Teste de Integridade será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e abrangerá 31 urnas eletrônicas. Outras duas urnas passarão pelo Teste de Integridade com Biometria, que acontecerá na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo. Mais 10 urnas passarão por outro tipo de auditoria, o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece na própria seção eleitoral, antes do início da votação.
A seleção das urnas que passarão pelos testes acontece em cerimônia pública promovida pelo TRE-RJ e pode ocorrer de duas formas: por meio da escolha pelos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras ou/e por sorteio. O evento será realizado na véspera da eleição, às 8h, no Palácio da Democracia, nova sede do TRE-RJ, localizada na rua da Alfândega, 42, Centro do Rio de Janeiro.
Mais informações em “Eleições 2024: TRE-RJ realizará auditorias em 43 urnas eletrônicas".