Programa “TRE vai à Escola” visitou quatro escolas da Capital em setembro
Eleições municipais, urna eletrônica e democracia foram os temas ministrados pelas juízas
Ao longo do mês de setembro, 475 estudantes de escolas públicas e particulares participaram das atividades do programa “TRE vai à Escola”, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Ao todo, quatro zonas eleitorais da capital fluminense comandaram ações do projeto. Todas as atividades foram conduzidas por magistradas.
No dia 13, a juíza Ellen Garcia Mesquita, da 14ª ZE (Todos os Santos), conversou com 80 estudantes da Escola Ampla, unidade Pilares, sobre o tema “Por que precisamos da democracia?”.
Na véspera, o programa esteve na Escola Municipal Engenheiro Lafayette de Andrade, em Deodoro, na Zona Norte. A magistrada da 123ª ZE, Elisabete Franco Longobardi, palestrou para 250 alunas(os) a respeito da urna eletrônica.
No dia 6, desta vez na Zona Oeste da cidade, a juíza Cíntia Souto Machado de Andrade, da 25ª ZE (Santa Cruz), visitou o Colégio Saint John. A magistrada orientou sobre as eleições municipais de 6 de outubro para 45 estudantes.
Três dias antes, as atividades foram realizadas na Ilha do Governador. A Escola Municipal Nelson Prudêncio recebeu a juíza Mirela Erbisti, da 191ª ZE. A temática escolhida para a ação foi cidadania e 100 alunas(os) participaram da conversa.
Além de assistirem a palestras, as(os) alunas(os) participaram de oficinas com votações simuladas, nas quais utilizaram urnas eletrônicas.