Mais de três mil seções eleitorais do Rio terão pranchas de comunicação alternativa
Ferramenta visa ampliar a acessibilidade do processo de votação
Uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, da Capital, disponibilizará pranchas de comunicação alternativa em 3.148 seções eleitorais, abrangendo 50 bairros. As pranchas apresentam imagens explicativas do processo de votação e ampliam o repertório comunicativo, oferecendo formas de interação além da fala.
As pranchas nas seções eleitorais ilustrarão cada etapa do processo de votação, buscando atender pessoas com deficiência ou dificuldades de comunicação e promovendo a acessibilidade. Além das imagens, cada prancha incluirá um código QR com audiodescrição e Libras.
A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, destaca que essa iniciativa beneficiará mais de um milhão de eleitores: “A comunicação alternativa abre portas para que pessoas com dificuldades de fala ou compreensão possam se expressar e interagir com o mundo. Ao utilizá-la, promovemos inclusão, empatia e compreensão”, explica.
As pranchas serão afixadas na entrada das seções eleitorais. Ao identificarem uma pessoa com dificuldade de comunicação, mesárias e mesários usarão a prancha para facilitar o processo de votação. As pranchas também estarão disponíveis nas mesas receptoras de voto.