Estudantes de Direito da Estácio de Sá participam do programa “Visita ao TRE”

Cerca de 30 universitários estiveram no Palácio da Democracia, onde assistiram a uma palestra e acompanharam sessão de julgamento

Descrição da imagem: No plenário do Palácio da Democracia, as(os) estudantes posam para a foto. ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita de estudantes de Direito do campus Nova Friburgo da Universidade Estácio de Sá. Cerca de 30 alunas(os) entre 18 e 40 anos estiveram no Palácio da Democracia para participar das atividades do projeto “Visita ao TRE”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).

As(os) universitárias(os) e o professor de Sociologia Jurídica e servidor da 26ª ZE (Nova Friburgo), Rodrigo de Oliveira Garcia, assistiram a uma palestra sobre a segurança do processo eletrônico de votação, acompanharam uma sessão de julgamento no plenário e conheceram as dependências da nova sede do Tribunal. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Kovacs, discorreu sobre os diversos mecanismos de segurança da urna eletrônica, como a zerésima, documento emitido antes do início da votação, que certifica que não há votos registrados na máquina. 

“São muitas as oportunidades abertas ao público e a entidades fiscalizadoras para garantir a segurança e transparência do processo eleitoral”, declarou o secretário de TI. Ele também abordou o assunto da desinformação e explicou sobre como funcionam as auditorias realizadas nas urnas eletrônicas no dia da votação. 

Servidora da EJE-RJ, Iara Carneiro enfatizou a importância da biometria no combate às fraudes. “Impede que algum eleitor mal-intencionado vote mais de uma vez, como já aconteceu em eleições anteriores à implementação do cadastramento biométrico do eleitorado”, resumiu.

A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, destacou a importância da visita das(os) alunas(os). “A presença de vocês demonstra o interesse no conhecimento e no aprendizado sobre a Justiça Eleitoral, o que é um ótimo sinal”, afirmou a magistrada. “A EJE-RJ tem esse papel social. Aos poucos, vamos contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais informada acerca de seus direitos e deveres”, completou. 

Em edições anteriores, as(os) estudantes puderam emitir a primeira via do título de eleitor, realizar o cadastramento biométrico e/ou fazer atualização de dados pessoais. No entanto, devido ao fechamento do cadastro eleitoral, no dia 8 de maio deste ano, essas atividades não foram realizadas durante a visita. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro. 

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-8000/8141
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido