Unidades do TRE-RJ na Capital não funcionarão nos dias 18 e 19 de novembro
Suspensão do expediente é devido à Cúpula do G20, que acontece na cidade; Serviços seguem disponíveis on-line
Na próxima segunda (18) e terça-feira (19), não haverá expediente nas unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e nas zonas eleitorais localizadas na cidade do Rio de Janeiro, por conta da realização da 19ª reunião da cúpula de chefes de Estado e de Governo do G20 ("Grupo dos Vinte"). As demais zonas eleitorais do estado funcionarão normalmente, das 11h às 17h.
Os governos estadual (Decreto 49.354/2024) e municipal (Decreto 55.200/24) estabeleceram feriado nas repartições públicas da cidade nos dias 18 e 19 de novembro. Na Justiça Eleitoral, os prazos que se iniciem ou completem durante o período ficam automaticamente prorrogados para o próximo dia útil, exceto aqueles relacionados aos processos das eleições de 2024.
Responsável pela análise dos processos de prestação de contas de campanha na cidade do Rio de Janeiro, a 170ª Zona Eleitoral (Maracanã) funcionará durante o período.
O G20 é um fórum de cooperação econômica que reúne autoridades governamentais das 19 maiores economias do mundo e dois órgãos regionais: União Africana e União Europeia. Com o slogan "Construindo um mundo justo e um planeta sustentável", o Brasil é o atual presidente do G20.
Serviços on-line
Durante o período, eleitoras e eleitores poderão acessar os serviços eleitorais pelo canal de autoatendimento disponível no site do Tribunal. Por meio do sistema on-line é possível emitir certidões e guia de multa, transferir o domicílio eleitoral, alterar dados cadastrais, como o local de votação, e emitir a primeira via do título.
Eleitoras e eleitores que não conseguirem utilizar os serviços on-line podem buscar atendimento presencial em qualquer zona eleitoral do estado. O atendimento é realizado nos dias úteis, das 11h às 17h.
Feriados no estado
As unidades da Justiça Eleitoral fluminense também não funcionarão nesta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, e na próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. O atendimento presencial será retomado normalmente na quinta-feira (21), das 11h às 17h.