CNJ premia iniciativa com participação do TRE-RJ para atendimento às pessoas em situação de rua
Servidores do TRE-RJ relatam como o trabalho no centro de atendimento Cipop-Rua/Jud teve um impacto positivo em suas vidas
O Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua do Rio de Janeiro (Cipop-Rua/RJ), localizado na Central do Brasil, foi premiado, nesta segunda-feira (25), com o primeiro lugar na categoria "Impacto Social e Transformação" do I Prêmio CNJ de Boas Práticas PopRuaJud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia aconteceu durante o I Encontro Nacional PopRuaJud, realizado em São Paulo.
A iniciativa, iniciada em abril deste ano, conta com a parceria de diversos órgãos públicos, incluindo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e tem sido um marco na promoção da dignidade e transformação para pessoas em situação de rua, por concentrar em um só lugar ampla oferta de serviços. No Cipop-Rua/RJ, o público consegue obter o título de eleitor, carteira de identidade, inscrever-se em programas sociais e rede de moradia, entre outros serviços.
Quem atua no projeto destaca o impacto positivo tanto para aquelas pessoas que são atendidas quanto para os atendentes. Nádia Catta Preta, uma das servidoras a operar no guichê da Justiça Eleitoral dentro do Cipop-Rua/RJ, relata que a experiência proporcionou um profundo crescimento pessoal.
"Após passar por uma fase difícil, voltei a trabalhar com receio, buscando motivação. A melhor decisão que tomei foi me voluntariar no Cipop-Rua. Ver a transformação nos olhos de cada pessoa atendida e perceber como elas se sentem menos invisíveis é uma sensação indescritível", emociona-se Nádia.
Ela também enfatiza que o atendimento no Cipop-Rua/RJ a permitiu desenvolver um olhar mais humanizado. "Após um dia de trabalho no centro de atendimento, volto para casa com o coração leve. Não se trata apenas de entregar documentos, mas de oferecer atenção, empatia, um sorriso, olhar nos olhos e se colocar no lugar do outro", explica.
Atualmente, servidores das Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE) da sede do TRE-RJ, gerida pela 204ª Zona Eleitoral (Santo Cristo), e da Saúde, gerida pela 169ª Zona Eleitoral, atendem no Cipop-Rua/RJ pelo TRE-RJ. Bernardo Iorio, um dos colaboradores, explica que o projeto é transformador.
"No Cipop-Rua/RJ vemos o impacto positivo que os serviços da Justiça Eleitoral têm na vida das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Sabemos que estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida delas, o que dá mais sentido ao nosso trabalho", compartilha Bernardo.
O Cipop-Rua/RJ
Inaugurado em abril deste ano junto à Central do Brasil, o Cipop-Rua/RJ oferece serviços de diversos órgãos. Além do TRE-RJ, estão presentes no local o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) , Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado, Detran-RJ, INSS, Comando Militar do Leste (Junta Militar), Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), OAB-RJ e Fundação Leão XIII.
O Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua/RJ) funciona na Rua Senador Pompeu s/nº, em frente à estação Central do VLT, no antigo prédio do restaurante popular da Central do Brasil. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h (com ingresso até 16h).