CNJ lança campanha de sustentabilidade no Judiciário
Com foco em práticas ESG, iniciativa busca sensibilizar sobre questões ambientais, sociais e de governança
Preocupado com os impactos das catástrofes ambientais que atingiram o Brasil em 2024, como as queimadas na Amazônia e no Pantanal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a Campanha de Sustentabilidade no Sistema de Justiça. Com o tema "Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora", a campanha destaca práticas do conceito ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança.
Criadas em linguagem acessível, as peças destacam ações do Poder Judiciário alinhadas ao conceito ESG. Divulgadas nas redes sociais e nos sites dos tribunais, elas abordam iniciativas como o Plano de Compensação Ambiental, que reduz a emissão de gases do efeito estufa, além de resoluções sobre paridade de gênero e políticas de cotas, promovendo um mundo mais inclusivo.
O lançamento ocorreu durante a I Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, em Brasília, em outubro. Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apresentou uma iniciativa que assegura a destinação social e ambientalmente correta de pen drives, ação que ficou em segundo lugar na categoria sustentabilidade do I Prêmio de Inovação Eleitoral, realizado em maio deste ano.