Programa educativo do TRE-RJ retoma visitas a estudantes do estado
Em fevereiro, “TRE vai à escola” realizou ações em duas escolas públicas
O "TRE vai à escola", programa educativo promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) realizou as primeiras ações de 2024. Em fevereiro, 300 alunos de duas escolas públicas, uma em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e outra em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, acompanharam palestras sobre o estado brasileiro e as eleições, além de participarem de uma votação simulada com urnas eletrônicas.
Na cidade da Baixada Fluminense, 250 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior, no Bairro da Luz, conversaram com o juiz titular da 159ª Zona Eleitoral, Paulo Luciano de Souza Teixeira, sobre a formação e o funcionamento do estado brasileiro. A ação aconteceu no dia 26 de fevereiro.
Já em Três Rios, o programa "TRE vai à escola" visitou o Colégio Estadual Professor Kopke, no Bairro Triângulo. No dia 23 de fevereiro a juíza titular da 174ª Zona Eleitoral, Mara Grumbach Mendonça, conversou com 50 jovens sobre o processo eleitoral brasileiro.
O programa
Em 2023, o programa "TRE vai à escola" realizou um total de 196 ações, sendo 128 em escolas públicas e 68 em escolas privadas. Ao todo, 14.032 estudantes de mais de 50 das 92 cidades do estado participaram das atividades propostas.
O "TRE Vai à Escola" oferece palestras educativas, ministradas por juízes e juízas eleitorais, abordando temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral.