Servidoras(es) do TRE-RJ participam de teste dos sistemas de prestação de contas da Justiça Eleitoral
Participantes atuarão como multiplicadores
As servidoras Lia Furtado e Viviane Werneck, da Assessoria de Prestação de Contas Eleitorais e Partidárias (Ascepa) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e o servidor Marcus Vinicius Andrade Barifouse, da 170ª Zona Eleitoral (Rio de Janeiro/Andaraí), participaram do 5º Teste em campo dos sistemas de prestação de contas eleitorais. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os dias 20 a 24 de maio, o teste foi realizado na sede do TRE de Tocantins, em Palmas.
Segundo a assessora-chefe da Ascepa, Lia Furtado, esses testes, que servem como um treinamento, objetivam avaliar as funcionalidades dos sistemas de prestação de contas (cadastro, web e análise), desenvolvidos para a próxima eleição municipal.
"O TSE promove esses encontros justamente para que os participantes, após testarem os sistemas, possam compartilhar experiências, trocar ideias e, assim, apresentarem sugestões de melhorias e, por consequência, para que os sistemas tenham maior segurança e transparência para os participantes das eleições e para a sociedade", afirma Lia.
De acordo com Lia Furtado, servidores do TSE e de vários tribunais regionais eleitorais atuarão como multiplicadores em suas bases. "O papel dos multiplicadores é fundamental para propagarmos os conhecimentos adquiridos a outros colegas servidores que também atuarão nessa área de prestação de contas eleitorais no pleito municipal deste ano", complementa Lia.
Os testes são conduzidos por representantes do Grupo de Trabalho em Prestação de Contas Eleitorais do TSE (GT-Contas), do qual a assessora é integrante, e fazem parte do Calendário de Testes relativos às Eleições de 2024.
Além do evento no TRE-TO, do qual estão participando os TREs de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás, os tribunais eleitorais de Rondônia e Paraíba também estão atuando como polo desse evento, com a participação dos outros regionais.