"TRE vai à Escola" realiza ações em 17 instituições de ensino em maio
Projeto da EJE-RJ alcançou cerca de 1.600 estudantes

O programa socioeducativo “TRE vai à Escola”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), realizou ações em 17 instituições de ensino nas Regiões Metropolitana, Norte e Centro-Sul Fluminense, no mês de maio. As palestras ministradas por juízes eleitorais alcançaram cerca de 1.600 estudantes dos ensinos Médio e Fundamental.
No último dia 28, as atividades aconteceram na Capital, São João de Meriti e Angra dos Reis, onde os magistrados abordaram temas como democracia, os três Poderes da República e o funcionamento da Justiça Eleitoral.
Na Escola Municipal Professora Lígia da Silva França, 45 alunos assistiram à palestra da juíza da 88ª ZE (São João de Meriti), Renata Travasso Medina de Macedo, e participaram de uma oficina com urnas e simulações de voto. Já o juiz da 176ª ZE (Capital - Irajá), André Ricardo Franciscis Ramos, ministrou palestra para 62 alunos, na Escola Municipal Barros Hurtado, em Cordovil. Em Angra dos Reis, o juiz da 147ª ZE, Carlos Manoel do Souto, esteve no CIEP Brizolão 055 - João Gregório Galindo, onde falou para 120 alunos.
No dia 27, o projeto esteve em Teresópolis, no Colégio Estadual Euclydes da Cunha. Na ocasião, o servidor Pedro Henrique de Moura Oliveira palestrou acompanhado da juíza da 195ª ZE, Vania Mara Nascimento Gonçalves, para 190 estudantes, sobre cidadania e democracia.
No dia 23, mais de 50 alunos da Universidade Estácio de Sá receberam a juíza da 192ª ZE (Capital - Ilha do Governador), Camilla Prado, o analista judiciário Daniel Paiva e a voluntária do programa Ana Lucia. A magistrada e servidoras(es) estiveram também no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, no dia 21, onde palestraram para cerca de 150 estudantes.
No dia 22, a juíza da 128ª ZE (Duque de Caxias), Andréa Barroso Silva, visitou o Colégio Estadual Barão de Mauá, e falou com 50 alunas(os) sobre cidadania e eleições. Na mesma data, o juiz da 56ª ZE (Mendes), Felipe Consonni Fraga, esteve no Colégio Estadual Professor Aragão Gomes, onde 130 alunos o acompanharam.
No dia 21, o “TRE vai à Escola” visitou mais cinco instituições de ensino. Na cidade do Rio, o juiz da 219ª ZE (Capital - Rocha Miranda), Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, esteve na Escola Municipal João Neves da Fontoura, em Rocha Miranda, e na Escola Municipal Monte Castelo, em Coelho Neto. As três palestras realizadas contaram com a participação de intérprete de libras, e alcançaram cerca de 280 alunas(os). Na mesma data, o juiz da 147ª ZE (Angra dos Reis), Carlos Manoel do Souto, palestrou para 192 alunos da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Profª Cleusa Fortes de Pinho Jordão.
Ainda no dia 21, o juiz da 233ª ZE (Capital, Padre Miguel), Marcelo Oliveira da Silva, ministrou na Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, e no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu. O magistrado conversou com cerca de 96 estudantes a respeito do Estado Democrático de Direito.
Em São Fidélis, cerca de 90 alunas(os) do Colégio Estadual Elvídio Costa e do Centro de Educação Aplicada São Fidélis assistiram à uma palestra que o juiz Otávio Mauro Nobre, da 35ª ZE, ministrou no dia 15, sobre democracia. No mesmo dia, 160 alunas(os) acompanharam a palestra do juiz da 131ª ZE (Volta Redonda), Roberto Henrique dos Reis, no Colégio Estadual Barão de Mauá.
No dia 16, a Escola Municipal Paulo Kokpe, recebeu a juíza da 74ª ZE (Engenheiro Paulo de Frontin), Denise Saluma Amaral do Nascimento, que ministrou palestra para 36 alunas(os).