Representantes de escolas judiciárias eleitorais visitam nova sede do TRE-RJ
Diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, recebeu os visitantes de seis Regionais (SP, ES, SE, PE, PR e MA)
Representantes de escolas judiciárias eleitorais (EJEs) de São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Paraná e Maranhão visitaram a nova sede do TRE-RJ, nesta segunda-feira (22). A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, guiou a visita ao edifício histórico, inaugurado em 1926, e agora batizado Palácio da Democracia. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o prédio em estilo eclético foi reinaugurado no último dia 15 como novo local de funcionamento da Justiça Eleitoral fluminense.
Diretores e coordenadores das EJEs, além de assessores e juízes-auxiliares dos TREs, fizeram a visita após participarem da abertura do congresso Inteligência Artificial e Eleições, promovido pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), com apoio da EJE-RJ. O evento, que acontece até esta terça-feira (23) reúne especialistas de todo o país para debater o uso de novas tecnologias nas campanhas eleitorais, bem como o combate à desinformação.
Homenagem
Durante a abertura do evento, realizada no Centro Cultural da Justiça Federal, a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira, participou da homenagem prestada ao desembargador estadual Fernando Cerqueira Chagas, ex-diretor da EJE-RJ. O magistrado também foi homenageado pelo presidente do TRF (2ª Região), desembargador Guilherme Calmon, pelo secretário-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-RJ), João Quinelato, e pela advogada e professora da ESA-RJ, Vânia Aieta.