Eleitor do Futuro encerra primeiro semestre com 1.407 alunos(as) atendidos(as)
Quinze escolas particulares e públicas participaram do projeto entre abril e julho deste ano
Ao todo, 1.407 alunas e alunos de 15 escolas públicas e particulares da rede de ensino do Rio de Janeiro participaram do projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), antes do início do recesso escolar de julho deste ano. O ponto alto da dinâmica são as eleições simuladas, em que os estudantes fazem campanha eleitoral, comprometem-se com a realização de políticas públicas e concorrem por partidos fictícios aos cargos de vereador e prefeito.
Somente neste mês de julho, foram atendidos 110 estudantes do Colégio Andrews, no Humaitá, 280 da Escola Municipal República do Peru, no Méier, e 49 da Escola Municipal Lions, em Barra Mansa. Antes de participarem das eleições simuladas, os estudantes debatem sobre democracia e política, em palestras conduzidas por servidores do TRE-RJ.
No mês de junho, foram atendidas duas escolas municipais localizadas na comunidade da Cidade de Deus, Joaquim Fontes e José Clemente Pereira, além das escolas municipais Geraldo Ventura Dias (Petrópolis), Edgard Werneck (Freguesia), Milton Campos (Bangu), Virgílio Várzea (Pechincha) e Naturalista Augusto Rushi (Campo Grande). Na rede privada de ensino, participou do projeto o Colégio Santa Mônica (Taquara).
Entre abril e maio, o Eleitor do Futuro foi levado ao Centro Educacional Anísio Teixeira (Santa Teresa), ao Colégio Marista São José (Barra da Tijuca), ao CIEP Ada Aguiar (Volta Redonda) e à Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla (Praça Seca).
Realizado com a participação de voluntárias e voluntários, o projeto teve, neste primeiro semestre, apoio dos servidores Aldenir Acimen (Segaia), Alexander Barbosa Ruas (Poljud), Alexandre Meira de Oliveira (SGP), Ary Jorge Nogueira (90ª ZE), Jamille Roriz Suaiden (Seprex), Juliana Cosenza (Seccon), Luciana Beatriz de Oliveira Beser (219ª ZE) e Vanessa Cavalcante Lisboa Zanata (29ª ZE).