TRE-RJ conclui a primeira ação da campanha da biometria na estação Carioca do MetrôRio
Cadastramento biométrico também pode ser feito em qualquer zona eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do estado
Milhares de eleitoras e eleitores passaram pelos guichês de atendimento do TRE-RJ nos três dias da ação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na estação Carioca do MetrôRio, no Centro. Cidadãos que buscavam cadastramento biométrico, alterações no cadastro eleitoral, informações ou simplesmente tirar dúvidas. Para a ação, a Justiça Eleitoral Itinerante montou dez posições de atendimento, que funcionaram de terça-feira (23) até esta quinta (25), das 9h às 15h.
A ação faz parte da campanha #VemPraBiometria, lançada pelo TRE-RJ na segunda-feira (22). A campanha tem o objetivo de biometrizar 100% do eleitorado até o fechamento do Cadastro Eleitoral, em 8 de maio. Dos quase 13 milhões de eleitores do estado do Rio de Janeiro, cerca de 4,3 milhões ainda não têm a biometria cadastrada, o equivalente a 34,24% do eleitorado.
O cadastramento biométrico também pode ser feito em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h. Para saber se precisa coletar a biometria, basta o eleitor consultar sua situação no site do TRE-RJ.
Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto, como RG, e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no telefone (21) 3436-9000.
Biometria
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar.