Biometria: TRE-RJ atende centenas de eleitores no 1º dia da ação metrô da Carioca
Com foco na coleta de dados biométricos, guichês de atendimento seguem montados até quinta-feira (25), das 9h às 15h
Nesta terça-feira (23), primeiro dia da ação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com foco no cadastramento biométrico do eleitorado fluminense, centenas de eleitoras e eleitores buscaram atendimento nos guichês montados na estação Carioca do MetrôRio, no Centro. A ação da Justiça Eleitoral Itinerante, que contou com a participação de mais de 35 servidores(as) e colaboradores(as) do Tribunal, busca facilitar o processo de coleta das digitais do eleitor, para conferência no momento de votação.
O TRE-RJ lançou na segunda-feira (22) a campanha #VemPraBiometria, com o objetivo de biometrizar 100% do eleitorado até o fechamento do Cadastro Eleitoral, em 8 de maio. Em todo o estado do Rio de Janeiro, cerca de 4,3 milhões de eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, o equivalente a 34,24% do eleitorado. Para saber se precisa coletar a biometria, basta o eleitor consultar sua situação no site do TRE-RJ.
A praticidade do atendimento na estação foi o ponto forte da ação para a assistente social Rita Francisca, 55 anos. “Fiz a minha biometria e ainda descobri um erro no nome do meu pai. Consegui resolver tudo com muita rapidez”, elogiou.
A estudante Cristiele Beatriz, 20 anos, soube da ação pelas redes sociais e resolveu aproveitar a oportunidade para fazer a coleta de seus dados biométricos. “Foi bem mais fácil do que ir até o cartório eleitoral”, comemora a estudante.
Os dez guichês de atendimento do TRE-RJ seguem montados no Acesso C (Convento) da estação Carioca, no Centro do Rio, até a quinta-feira (25), das 9h às 15h. A ação, parte da campanha #VemPraBiometria, conta com o apoio da concessionária MetrôRio.
O cadastramento biométrico também pode ser feito em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h. Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial, como RG e certidão de nascimento, e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no telefone (21) 3436-9000.
Biometria
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.