Usuários das contas Gov.br podem usar a biometria do TRE-RJ para alcançar o nível ouro
Selo de validação facial utiliza banco de dados biométricos da Justiça Eleitoral para comparação
Sabia que a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral é um dos fatores levados em consideração para conseguir acesso ao nível ouro nas contas Gov.br? O selo de validação facial do nível ouro utiliza como base para o reconhecimento facial o banco de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No site do TRE-RJ é possível conferir se a sua biometria já está cadastrada na Justiça Eleitoral.
Se você ainda não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, basta comparecer a qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h.
Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial, como RG e certidão de nascimento, e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no telefone (21) 3436-9000.
Caso o cidadão ou a cidadã já tenha a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, basta acessar o portal Gov.br e seguir o passo-a-passo para fazer a validação facial e subir de nível. Pelo portal também é possível tirar dúvidas sobre os serviços públicos oferecidos, além de solucionar problemas relacionados à conta Gov.br.
É importante ressaltar que, após a coleta dos dados biométricos, o TSE pode levar até 15 dias para processar as informações enviadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Os dados somente serão disponibilizados para validação das contas Gov.br após o processamento pelo TSE.
Além da validação com a biometria da Justiça Eleitoral, o nível ouro também pode ser obtido por meio da leitura de QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e pela validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Vantagens
As contas Gov.br possuem três níveis: ouro, prata e bronze. Quanto mais alto o nível, maior o grau de confiabilidade e segurança no processo de validação dos dados do usuário. Os diferentes níveis também definem os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais que podem ser realizadas pelo usuário.
O eSocial, por exemplo, só pode ser acessado por meio de contas Gov.br dos níveis ouro e prata. O eSocial é um sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados. Alguns serviços do portal da Receita Federal também só estão disponíveis para contas ouro e prata.
Qualquer dificuldade na obtenção dos serviços públicos oferecidos por meio da conta Gov.br deve ser resolvida pelo órgão encarregado. A Justiça Eleitoral não é responsável pela prestação de serviços realizada pelos poderes Executivo e Legislativo, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.