Ação do TRE-RJ na Central do Brasil faz atendimento com foco em biometria
Guichês da Justiça Eleitoral Itinerante funcionarão até quinta-feira (29), das 11h às 17h
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atendeu, nesta terça-feira (27), 119 eleitoras e eleitores no primeiro dia da ação de coleta biométrica na Central do Brasil. Realizada em parceria com a SuperVia, essa é a quinta ação da campanha #VemPraBiometria em locais públicos de grande circulação. Até a próxima quinta-feira (29), os seis guichês de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante estarão funcionando, das 11h às 17h, no saguão principal do terminal ferroviário.
A eleitora Marlene Belicio, de 49 anos, elogiou a praticidade do atendimento na estação de trem. Ela contou que ouviu no rádio o anúncio da ação e aproveitou que já passaria pelo local para fazer a biometria. “Resolvi duas coisas de forma rápida. Fui a primeira a ser atendida”, comemora Marlene.
Thalita dos Santos, de 18 anos, também aproveitou que estava passando pela Central do Brasil para fazer a coleta dos dados biométricos."É bom que agora não preciso mais me preocupar em ir até um cartório", conta a jovem eleitora.
O cadastramento biométrico também pode ser feito em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h.
Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial, como RG e certidão de nascimento, e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no telefone (21) 3436-9000.
Biometria
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.