Projeto #PartiuVotar conquista 1º lugar em prêmio de Boas Práticas do XXII Codeje
Iniciativa contribuiu para aumentar alistamento eleitoral de jovens em idade de voto facultativo
O projeto estratégico do TRE-RJ, #PartiuVotar, conquistou a primeira colocação no evento Boas Práticas, categoria Cidadania, realizado do XXII Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Na mesma categoria, a EJE-PR ficou em segundo lugar (“Eleições 2024 no caminho da paz”). A terceira colocação foi ocupada pelas EJEs de Tocantins (“Inclusão sociopolítica dos povos indígenas”) e Sergipe (“Socioeducação e cidadania”). A premiação ocorreu no dia 5 de dezembro, no Grande Hall do Palácio da Democracia.
Na categoria Capacitação, a EJE de Roraima foi a vencedora, com o projeto “Especialização em financiamento de campanha e prestação de contas anuais e eleitorais”, seguida pela Bahia (“Ciclo de Debates-Eleições 2024”). Na terceira colocação ficou a EJE de Goiás (“Você, candidata: comece por aqui!). Novidade do XXII Codeje, a realização do evento “Boas Práticas das EJEs” teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país, além de promover a troca de conhecimentos e o aperfeiçoamento das práticas educacionais.
O projeto #PartiuVotar destacou-se entre os concorrentes da categoria Cidadania ao associar a Justiça Eleitoral Itinerante às ações do Eleitor do Futuro, realizadas pela EJE-RJ e voltadas à conscientização e participação cidadã dos jovens eleitores. A versão com a estrutura completa do projeto foi apresentada em quatro cidades do interior do estado e reuniram servidores e voluntários da EJE-RJ e da Justiça Eleitoral Itinerante. Escolhidas devido à baixa adesão dos jovens ao cadastramento eleitoral facultativo, as localidades tiveram um aumento médio de 40% de alistamento de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos.