Preparado para o Concurso Unificado? Confira dicas para fazer as provas com tranquilidade neste domingo (8)
Com mais de 630 mil inscritos, certame será realizado para o preenchimento de 412 vagas distribuídas entre os 26 TREs e o TSE
As provas do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral (CPNUJE) serão aplicadas neste domingo (8) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Quem for aprovado no certame será nomeado para ocupar uma das 412 vagas distribuídas entre os 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo 126 para o cargo de analista judiciário e 286 para o cargo de técnico judiciário. Haverá também a formação de um cadastro reserva.
O Concurso Unificado é considerado o maior da história da Justiça Eleitoral brasileira: foram homologadas 637.655 inscrições, das quais 344.004 serão para o cargo de técnico judiciário e 293.651 para o cargo de analista judiciário. As provas serão realizadas em turnos distintos, o que permitiu que as candidatas e os candidatos se inscrevessem para ambos os cargos.
Para que você se torne uma servidora ou um servidor efetivo da Justiça Eleitoral por meio deste certame, não basta apenas estudar; é preciso seguir algumas regras definidas em edital. Por isso, é importante verificar todas as instruções contidas no Edital nº 1 - CPNUJE, de 27 de maio de 2024, e suas alterações, bem como os demais editais publicados.
Além da atenção aos horários de abertura e de fechamento dos portões, assim como aos locais de prova, é fundamental conferir regras e proibições para não ser eliminado inadvertidamente.
Local de prova
Para saber seu local de prova, acesse o site do concurso, clique em “Página de Acompanhamento” e digite o CPF e a senha cadastrados.
Horários
Analista judiciário
- Abertura dos portões: 7h
- Fechamento dos portões: 8h
- Início das provas: 8h30
- Tempo de aplicação da prova: 4h30
Técnico judiciário
- Abertura dos portões: 14h
- Fechamento dos portões: 15h
- Início das provas: 15h30
- Tempo de aplicação da prova: 3h30
Gabaritos
Segundo o edital, a consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas para todos os cargos ocorrerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, das 19h do primeiro dia (10) às 18h do último dia (12), no horário oficial de Brasília (DF), na página do concurso.
Cronograma
- 08/12: aplicação das provas objetivas para todos os cargos e discursiva somente para o cargo de analista judiciário.
- 10 a 12/12: consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas para todos os cargos.
- 10/12 – a partir das 19h: divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva somente para o cargo de analista judiciário.
- 11 a 12/12 – os candidatos podem interpor recursos quanto às questões formuladas e aos gabaritos oficiais preliminares divulgados para todos os cargos e(ou) ao padrão de respostas da prova discursiva somente para os cargos de analista judiciário, das 10h do primeiro dia às 18h do último dia, no horário oficial de Brasília (DF).
- 13/12 – divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas para todos os cargos.
- 15/1/2025 – divulgação do edital de resultado final das provas objetivas para todos os cargos; de resultado provisório nas provas discursivas somente para os cargos de analista judiciário; de convocação para o teste de aptidão física somente para o cargo de técnico judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente da Polícia Judicial; e de convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência e para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos negros e indígenas para todos os cargos de técnico judiciário, exceto para o cargo de técnico judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente da Polícia Judicial.
A divulgação do resultado final das provas está prevista para junho de 2025 e a nomeação dos aprovados para julho do mesmo ano.
O que levar para a prova
A candidata e o candidato deverão comparecer ao local de realização das provas munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; comprovante de inscrição; e documento de identidade original.
O que não levar para a prova
Serão eliminadas do concurso as pessoas que portarem:
- aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drives, MP3 players e/ou similares, relógios de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- fones de ouvido e/ou quaisquer transmissores, gravadores e/ou receptores de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
- óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha;
- quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.; e
- qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).
Tribunais da Justiça Eleitoral que participam do certame
Os tribunais eleitorais com vagas no concurso são os seguintes:
- Tribunal Superior Eleitoral;
- Tribunal Regional Eleitoral do Acre;
- Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Amapá;
- Tribunal Regional Eleitoral da Bahia;
- Tribunal Regional Eleitoral do Ceará;
- Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal;
- Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo;
- Tribunal Regional Eleitoral de Goiás;
- Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão;
- Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais;
- Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso;
- Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul;
- Tribunal Regional Eleitoral do Pará;
- Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba;
- Tribunal Regional Eleitoral do Paraná;
- Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco;
- Tribunal Regional Eleitoral do Piauí;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul;
- Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia;
- Tribunal Regional Eleitoral de Roraima;
- Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina;
- Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe;
- Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Fonte: TSE