Desembargadora do TRE-RJ é a nova presidente do Copeje
Kátia Junqueira Valverde será a primeira mulher a presidir o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje)
A desembargadora eleitoral Kátia Junqueira Valverde foi eleita na última sexta-feira (29) para presidir o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje). Esta é a primeira vez que uma mulher é escolhida para presidir o órgão. Sua escolha, por aclamação, aconteceu durante o XII Encontro do Copeje, realizado em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 28 e 29 de novembro.
"Ser eleita por aclamação é uma honra imensa, não apenas pelo reconhecimento do trabalho que tenho realizado na Justiça Eleitoral, mas também por ser a primeira mulher a presidir o Copeje. Este é um momento histórico que reforça a relevância da participação feminina em todos os segmentos da sociedade e evidencia o compromisso do Colégio com essa causa", declarou a magistrada.
A desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, que exerce o terceiro mandato na Corte Eleitoral do Rio de Janeiro, também recebeu a Medalha Célio Silva, a maior honraria do Colégio. A comenda é destinada a personalidades que se destacam na aplicação do Direito Eleitoral e no exercício de funções nas Cortes Eleitorais.
O Copeje é uma entidade nacional que reúne juristas de todos os estados e tem como missão o aprimoramento da Justiça Eleitoral, abrangendo tanto a prestação jurisdicional quanto a administração. A instituição também promove a atualização e disseminação do conhecimento jurídico.
Além de eleger a nova diretoria, que terá o desembargador eleitoral Guilherme Pupe, do TRE-DF, como vice-presidente, o XII Encontro do Copeje reuniu especialistas e autoridades de todo o Brasil para debater questões essenciais às próximas eleições. Eleições Municipais e Democracia foi o eixo dos debates desta edição.