Mulheres falam dos desafios da participação feminina na política durante lançamento de livro no TRE-RJ
Evento contou com a presença das articulistas e de autoridades da Justiça Eleitoral fluminense
Nesta sexta-feira (30), o auditório do Palácio da Democracia, nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lotou para o lançamento do livro “Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos”. A obra, que terá uma versão online disponível em breve no site do TRE, reúne artigos de 18 autoras sobre a participação feminina na política institucional brasileira. A publicação celebra as edições anuais do painel de debates Mulheres Eleitoralistas.
Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), a desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas destacou a importância do evento. “Essa obra me fez refletir. A inclusão, a solidariedade, a empatia, a política de gênero e a capacitação sobre gênero e raça precisam ser ensinadas, não nascem conosco, por isso precisamos cada vez mais desse tipo de projeto e espaço que o Tribunal e a Escola Judiciária têm realizado”, destacou.
A ex-diretora da EJE-RJ, jurista Cristiane Brito Chaves Frota, foi a idealizadora do projeto e organizadora do livro. “É uma imensa alegria lançarmos uma obra tão importante, em prol das mulheres e de uma maior participação feminina na política”, afirmou Cristiane Frota.
“Discutir o papel da mulher na política e nos espaços de decisão no Brasil e no mundo, além de ser um direito humano básico, reflete a necessária igualdade entre os sexos, considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade livre, o que é crucial para um desenvolvimento sustentável”, complementou.
Participaram do evento, destacando os principais pontos dos seus artigos, a professora e advogada eleitoralista Vânia Aieta; a desembargadora eleitoral e ex-diretora da EJE-RJ Kátia Junqueira; a engenheira e política Alda Marco Antonio; a juíza do TRE-CE, Kamile Castro; a procuradora regional eleitoral do Rio, Neide Cardoso de Oliveira; a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; a secretária judiciária eleitoral do TRE-RJ, Ana Luiza Claro; a procuradora regional da República Raquel Branquinho; a professora e pesquisadora Clara Araújo; a jornalista Maiá Menezes; a professora e pós-doutora em Educação Lia Faria; a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Bruna Benevides, além da jurista Cristiane Frota.
Dentro das suas áreas de atuação e perspectivas, essas personalidades femininas deram a sua contribuição no tema do livro. A professora e advogada Vânia Aieta foi uma das presenças mais elogiadas. Sempre contundente, ela abordou também sua experiência. “Eu preciso fazer uma mea culpa, durante muitos anos eu achei meio exageradas certas questões, mas foi quando eu assumi postos de comando que percebi o quanto é difícil para as mulheres. Qualquer lugar em que a mulher exerce um cargo de direção e de comando o grau de agressividade, de ferocidade contra ela é sempre muito maior”, afirmou a advogada.
Além da jurista Cristiane Frota e da diretora de EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Freitas, compuseram a mesa o ex-presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme; o vice-diretor da EJE-RJ, juiz Bruno Bodart, o presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Cerqueira Chagas, e a desembargadora eleitoral e ex-diretora da EJE-RJ Kátia Junqueira.
A cerimônia de lançamento do livro Mulheres Eleitoralistas - 5 anos de reflexões e diálogos está disponível no Canal TV TRE-RJ, no YouTube.