#PartiuVotar aumenta em quase 40% o eleitorado jovem de Varre-Sai
Município do Noroeste Fluminense recebeu o programa em suas escolas, disponibilizou os serviços eleitorais e ressaltou a importância da participação política
A menos de seis meses para as Eleições 2024, o projeto #PartiuVotar, programa organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) e pela Justiça Eleitoral Itinerante, esteve nesta quarta (24) e quinta-feira (25), em escolas da cidade de Varre-Sai, cidade do Noroeste Fluminense. Nesses dois dias dedicados a estimular a participação do jovem, foram feitos 202 alistamentos, o representa um aumento de 36,46% do eleitorado na faixa etária de até 20 anos.
O estudante João Sávio Medeiros, de 19 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via do título com o cadastramento biométrico. "Fiz questão de tirar o meu título para poder votar e escolher quem vai melhorar a minha cidade", afirmou.
Mas não foram só os jovens que aproveitaram a ação itinerante. Ao todo foram realizados 422 atendimentos. Com 84 anos, Lindeberg Fabri Martins estava feliz em poder voltar a votar nas eleições municipais deste ano e exercer sua cidadania. “Perdi meu título e há 19 anos não votava”, explicou Lindeberg.
Isso só foi possível porque parte dos guichês ficou disponível à comunidade, para alistamento, transferência de domicílio, revisão de dados e coleta biométrica.
Além do fornecimentos dos serviços eleitorais por meio de 10 guichês de atendimento, foram realizadas palestras, com a juíza eleitoral da 43ª Zona Eleitoral (Natividade e Varre-Sai), Leidejane Chieza.
"A ação foi muito legal, falei da importância da eleição, usei o exemplo do representante de turma, que fala por eles junto a direção da escola, fazendo a correlação dessa figura com os políticos", explicou a magistrada, enfatizando que as decisões dos representantes vão atingir tanto quem votou como quem não votou neles. "Eles tiveram uma recepção muito boa, é sempre muito gratificante falar para essa juventude, fiquei muito feliz", complementou Leidejane.
O programa
O #PartiuVotar é o nome da iniciativa estratégica do TRE-RJ que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 16 ou 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo. A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral e de 15 anos, desde que completem 16 anos até a data da eleição.
O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão desse grupo etário ao cadastro. De acordo com o Censo 2022, atualmente Varre-Sai tem 905 jovens com idade entre 15 e 19 anos. Já dados do TSE mostram que, com um eleitorado de 8.792 pessoas, a cidade tem apenas 112 eleitores(as) com 16 e 17 anos. Já na faixa etária de 18 a 20 anos, eram 442 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral.
Neste ano, o projeto #PartiuVotar esteve em Petrópolis, na Região Metropolitana, onde cerca de 900 jovens tiraram o título eleitoral. Em Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense, e em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, as ações realizadas em 2023 provocaram aumento de 30% no eleitorado com a faixa etária entre 16 e 20 anos.