"TRE vai à Escola" faz ações em quatro colégios, na Capital e interior
Estudantes assistiram a palestras e participaram de eleição simulada com urna eletrônica

O programa "TRE vai à Escola" visitou mais quatro colégios da Capital e dos municípios de Itaguaí e Paraíba do Sul, na semana passada. As ações sociais, que tem por foco a promoção da participação política dos jovens, foram dirigidas para estudantes dos ensinos Médio e Fundamental. As atividades incluíram palestras sobre democracia e eleição simulada com urnas eletrônicas.
Em Itaguaí, na Região Metropolitana, cerca de 50 alunos do Centro Educacional Congregacional (Cetecon) assistiram à palestra ministrada pela juíza Bianca Paes Noto, da 105ª Zona Eleitoral, na última quarta-feira (30). A magistrada falou sobre a importância das instituições democráticas e as atribuições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.



Na terça-feira (29), o programa esteve em duas escolas da Capital. No bairro de Deodoro, na Zona Oeste, o juiz José Maurício Helayel Ismael, da 23ª Zona Eleitoral, conduziu palestra sobre cidadania para 31 alunas(os) do ensino médio e fundamental, no Colégio Elite. Na Taquara, na Zona Oeste, o juiz Mario Olinto, da 185ª Zona Eleitoral, palestrou para 140 alunos do ensino fundamental, no CIEP Almir Bonfim de Andrade. Ele explicou a divisão entre os três poderes da República.
No município de Paraíba do Sul, no Centro-Sul Fluminense, 31 estudantes do Ensino Médio participaram das atividades do "TRE Vai à Escola". O juiz José Francisco Buscacion Maron, da 28ª Zona Eleitoral, apresentou uma palestra que teve como tema "Ética na Política". A ação aconteceu no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, no dia 25 de agosto.
No último dia 23 foi a vez da Escola Municipal Baltazar Lisboa, em Campo Grande, na Zona Oeste, receber o programa. Em sua palestra, o juiz Jansen Amadeu do Carmo Madeira, da 122ª Zona Eleitoral, abordou assuntos como a representatividade feminina na política e o funcionamento da Justiça Eleitoral, entre outros. Cerca de 80 alunas(os) do Ensino Fundamental participaram da ação.
Em Arraial do Cabo, Região dos Lagos, a juíza Juliana Gonçalves Pontes, da 146ª Zona Eleitoral, comandou as atividades do programa, no dia 23. A magistrada falou sobre a importância do exercício da cidadania para 50 alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro. No dia 16 de agosto, ela também palestrou para 60 estudantes do Centro Educacional Nadir Aguiar Quintanilha. A juíza Juliana Pontes falou sobre a segurança do sistema de votação e das urnas eletrônicas.