TRE Vai à Escola chega a sua 100ª ação este ano

Quase oito mil estudantes já participaram das atividades educativas promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ)

Descrição da imagem: no alto à esquerda, texto "Ações do Programa TRE Vai à Escola (até 13/09/20...

Um dos principais programas educacionais da Justiça Eleitoral fluminense, o TRE Vai à Escola bateu recorde este ano de ações realizadas desde o seu lançamento, em 2011. Nesta quarta-feira (13), o programa, conduzido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), chegou a sua 100ª ação com a palestra do juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos, da 127ª Zona Eleitoral, no Colégio Estadual Fernando Figueiredo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Neste ano, o programa - que consiste na realização de palestras de juízas e juízes eleitorais para a promoção do exercício livre e consciente da cidadania - já alcançou quase oito mil estudantes, de 40 das 92 cidades do Rio de Janeiro. Houve ações em todas as regiões do estado e outras palestras estão previstas para acontecer até o final do ano. A meta é realizar 165 atividades, uma para cada zona eleitoral fluminense. 

Responsável pela 100ª apresentação, Starling Barcellos falou para uma plateia de 160 estudantes. Ao tratar de temas como as atribuições da Justiça Eleitoral, significado e consequências do voto, exercício da cidadania e democracia, o magistrado se mostrou encantado com a quantidade de perguntas e o interesse demonstrado pelos adolescentes nos temas. 

As(os) estudantes também tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada, com candidatos fictícios: os próprios alunos. Tudo isto, com direito até mesmo a apresentação de programa de governo. Todos os presentes fizeram fila para garantir o seu direito de voto, naquele que foi, para a maioria dos participantes, o primeiro contato com a urna eletrônica. 

“Esse engajamento com certeza vai despertar o interesse desses jovens em tirar o título de eleitor e ter mais consciência na hora de votar”, disse o juiz eleitoral. Starling Barcellos aproveitou para falar sobre desinformação no processo eleitoral. “Os jovens convivem intensamente com as redes sociais e eu não poderia abrir mão de falar dos danos que as fake news causam”, complementou o magistrado.

1/ Galeria de imagens

Impulso ao programa

Um dos maiores entusiastas do projeto é o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia. Em sua posse, em março de 2023, o magistrado já havia ressaltado a importância de aumentar a presença da Justiça Eleitoral junto à sociedade por meio das ações educativas e sociais. E, no início de sua gestão, convocou as juízas e os juízes eleitorais para encampar a iniciativa, como palestrantes do TRE Vai à Escola.

“Entendemos desde o primeiro momento que precisávamos ser protagonistas, nos aproximando da população, para apresentar nossos serviços e dizer como eles funcionam. Precisamos, cada vez mais, sensibilizar os mais jovens para a importância da participação política, para que atuem como multiplicadores. Estamos mostrando que a vida em sociedade depende de políticas públicas, que demandam a participação de todos”, afirma o presidente João Ziraldo Maia. 

Para Starling Barcellos, fortalecer o elo com a juventude é fundamental para a Justiça Eleitoral. “Sempre achei a ideia espetacular. Mas, agora que participei diretamente, percebi como a iniciativa foi, para mim, bem mais interessante, desafiadora e gratificante do que eu imaginava”, avalia o magistrado. 

“As diversas perguntas que eles fizeram sobre eleição, boca de urna, candidatura, consequência para quem está com a situação irregular, entre outras, deixaram evidente a necessidade de estabelecer esse contato direto e contínuo com os jovens, que são o nosso futuro”, ressaltou o juiz, animado com uma agenda repleta de palestras nas próximas semanas.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-8000/8141/8142
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido