"TRE Vai à Escola" chega a mais de mil estudantes de 14 colégios

Programa realizou novas ações em estabelecimentos de ensino da Capital e do interior

Numa sala, sentados, estudantes assistem à palestra da juíza eleitoral. Vestindo um vestido long...

O programa educativo "TRE vai à Escola", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), alcançou 1.128 estudantes em ações realizadas nas últimas semanas. O programa visitou 14 escolas públicas e privadas, na Capital e em cidades do interior e da Região Metropolitana.

Nesta quarta-feira (25), a juíza eleitoral Isabel Teresa Diniz, da 154ª Zona Eleitoral, esteve no Ciep 177 Municipalizado Constantino Reis, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para falar sobre cidadania e importância do voto para 80 estudantes. Após a palestra, os(as) jovens participaram de uma oficina de votação simulada em uma urna eletrônica.

Já na terça-feira (24), 39 estudantes do Colégio Estadual Frei Tomás, em Itaocara, no Noroeste Fluminense, assistiram à palestra sobre a função dos Três Poderes e debateram a importância da ética e da cidadania na sociedade. A atividade foi ministrada pelo juiz eleitoral Rodrigo Rocha de Jesus, da 106ª Zona Eleitoral.

Na segunda-feira (23), as ações aconteceram em São Gonçalo, na Região Metropolitana, onde 60 estudantes do Instituto Federal Rio de Janeiro (IFRJ) receberam a palestra "A justiça eleitoral e o espírito da democracia". Os(as) alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de votação simulada com urna eletrônica. A ação foi ministrada pelo juiz eleitoral Carlos Eduardo Diniz, a chefe de cartório Aurimar Pelegrino e a servidora Evelyn Fargnoli.

1/ Galeria de imagens

No dia 19, o programa visitou duas escolas em regiões diferentes. Na Capital, a juíza eleitoral Alessandra Araújo, da 4ª Zona Eleitoral, esteve no Colégio Pedro II, no campus do Humaitá, na Zona Sul do Rio, para falar sobre cidadania. A outra ação do dia foi realizada em Saquarema, Região dos Lagos, onde o juiz eleitoral Andrew Maciel esteve no Centro Educacional Presidente Washington Luís para palestrar sobre democracia e processo eleitoral. Ao todo, as duas ações reuniram 165 estudantes. Após cada apresentação, houve uma oficina de votação simulada em urna eletrônica.

No dia 18, a juíza eleitoral Beatriz Oliveira, da 26ª Zona Eleitoral, esteve no Colégio Estadual Dr. Jamil El Jaick, em Nova Friburgo, Região Serrana, para uma conversa sobre a importância da democracia para 50 estudantes. Já no dia 17, a magistrada esteve no Colégio São João Batista, também em Nova Friburgo, onde mais de 50 estudantes acompanharam as atividades.

Ainda no dia 17, as ações educativas aconteceram também nas cidades de Casimiro de Abreu, na Região das Baixadas Litorâneas, e Engenheiro Paulo de Frontin, no Centro-Sul Fluminense. Em Casimiro de Abreu, o juiz eleitoral Rafael Alves, da 50ª Zona Eleitoral, palestrou no Colégio Estadual Casimiro de Abreu. Já em Engenheiro Paulo de Frontin, a ação foi conduzida pela juíza eleitoral Denise Nascimento, da 74ª Zona Eleitoral, no Colégio Estadual João Kopke. As duas atividades reuniram 155 estudantes. Após as apresentações, os(as) jovens participaram de uma oficina de votação simulada em urna eletrônica.

No dia 16, o Ciep 201 Aarão Steinbruch, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu as atividades do programa. O juiz eleitoral Ricardo Coimbra, da 127ª Zona Eleitoral, palestrou para 90 estudantes.

No dia 4, o programa esteve em duas escolas da cidade de Carmo, na Região Serrana. O juiz eleitoral Carlos André Duval, da 102ª Zona Eleitoral, visitou o Colégio Estadual Professor Aurélio Duarte e o Colégio Estadual 1º SGT BM Luiz Carlos Gonçalves Fischer. O magistrado conversou com as(os) estudantes sobre as atribuições da Justiça Eleitoral e o exercício da democracia. Ao todo, as ações reuniram 140 jovens.

No dia 2, o programa visitou outra escola de Duque de Caxias, o juiz eleitoral Ricardo Coimbra, da 127ª ZE, esteve no Colégio Estadual Doutor Alfredo Backer e conversou com 176 estudantes.

Em setembro, nos dias 25 e 18, o Ciep 227 Procópio Ferreira, também em Duque de Caxias, recebeu o projeto. As atividades também foram conduzidas pelo juiz Ricardo Coimbra, que falou para estudantes de turmas do Ensino Fundamental. Ao todo, as duas ações reuniram 123 estudantes.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-8000/8141
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido