Ouvidorias do TRE-RJ e da OAB-RJ firmam parceria para atuar contra violência e assédio político
Representantes dos órgãos discutiram a criação de mecanismos de fiscalização e a criação de um fórum permanente de diálogo

Representantes das ouvidorias-gerais e da mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) se reuniram, nesta terça-feira (3), para firmar o compromisso de atuação conjunta em projetos contra violência política e assédio eleitoral.
Na ocasião, o TRE-RJ foi representado pelo ouvidor-geral, o desembargador Allan Titonelli Nunes; ouvidora da mulher, desembargadora Kátia Junqueira; e a chefe da ouvidoria eleitoral, Vivian Bacelar.
As ouvidorias discutiram a elaboração de atividades em parceria, como a criação de canais de fiscalização para receber denúncias durante o período eleitoral. Além disso, também foi debatido a criação de um fórum permanente de diálogo que trate sobre a violência e o assédio no âmbito eleitoral.
Segundo o desembargador eleitoral Allan Titonelli, a reunião foi relevante para troca de experiências e iniciar as tratativas de projetos que serão submetidos à Presidência do TRE-RJ. "As ideias debatidas estão entre os desafios da Justiça Eleitoral, que é de combater o assédio eleitoral, seja no ambiente de trabalho, por meio de violência política contra mulher ou outra modalidade identificada", destacou o desembargador.
Para a ouvidora da Mulher do TRE-RJ, Kátia Junqueira, a reunião demonstra a preocupação das instituições por um ambiente eleitoral mais justo. A magistrada ressaltou a importância do trabalho conjunto das Ouvidorias, destacando a necessidade de se permitir uma participação mais igualitária de gêneros na política.