Ouvidores do TRE-RJ debatem enfrentamento ao assédio eleitoral com OAB-RJ e TRT1
A pauta do encontro incluiu desafios que podem ser enfrentados na Eleições de 2024
Nesta segunda-feira (30), o desembargador eleitoral Allan Titonelli, ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, ouvidora da Mulher, participaram de um encontro para discutir estratégias de combate ao assédio praticado por empresas durante o período eleitoral, conhecido como assédio eleitoral. A violência política de gênero esteve na pauta da reunião, realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
Para a ouvidora da Mulher do TRE-RJ, o esforço conjunto de diferentes órgãos é sempre muito importante. “O combate ao assédio eleitoral por parte de forças dentro do Judiciário ajuda a combater as violências, muitas vezes implícitas, contra as candidaturas femininas e as mulheres eleitas no exercício de seus mandatos. Acredito que essas violências também impedem as mulheres de atingirem os mais altos patamares dentro da política”, defendeu a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira.
Participaram da reunião o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), anfitrião do encontro, desembargador Carlos Henrique Chernicharo, e seu suplente Jorge Orlando Sereno Ramos; o ouvidor da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Carlos Henrique de Carvalho, e a ouvidora da mulher OAB-RJ, Andréa Tinoco.