Ministro Luis Felipe Salomão é homenageado pelo Colégio de Corregedores Eleitorais
Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira foi entregue durante encontro realizado na capital fluminense
Nesta sexta-feira (27), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira. A honraria foi entregue pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, durante a abertura do último dia do 52º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), realizado na capital fluminense.
O presidente do CCORELB, corregedor regional eleitoral do Paraná, desembargador Fernando Wolff Bodziak, destacou a importância dos trabalhos realizados por cada um dos homenageados. “Queremos homenagear aquelas e aqueles que tiveram protagonismo no exercício da judicatura, na defesa da lei, da ordem e da democracia, assim como no fortalecimento da Justiça Eleitoral”, declarou o magistrado.
Também foram agraciados com a medalha o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que não pôde comparecer à solenidade; o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes; o desembargador Luiz Umpierre de Mello Serra, magistrado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e a secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral e servidora do TRE-MG, Roberta Maia Gresta.
Compuseram a mesa da solenidade de entrega da medalha o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Figueira, anfitrião do encontro. Membros do TRE-RJ, os desembargadores eleitorais Allan Titonelli e Fernando Cabral Filho também estavam presentes.
Maria Felipa de Oliveira
A Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira foi criada em 2018, durante o 43º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, realizado em Salvador, na Bahia. Com a honraria, o CCORELB busca reconhecer e agraciar magistrados(as), personalidades, servidores(as) e, ainda, instituições que, por seus préstimos ao povo e à democracia brasileira.
Nascida na Ilha de Itaparica, em data não registrada, Maria Felipa de Oliveira é uma das líderes da Independência da Bahia. Apesar de escassos, os registros apontam que Maria Felipa era uma mulher negra que foi escravizada e, posteriormente, liberta. Foi marisqueira, pescadora e, ao lado de Maria Quitéria e Joana Angélica, participou da luta pela emancipação baiana.
Apesar de pouco documentada, a história de Maria Felipa de Oliveira vive na memória da população da Ilha de Itaparica e em algumas obras literárias. O livro “A Ilha de Itaparica”, publicado em 1942 pelo historiador Ubaldo Osório Pimentel, avô materno do escritor João Ubaldo Ribeiro, faz referência à figura histórica de Maria Felipa.