Programa "TRE Vai à Escola" realiza ações em escolas de diferentes regiões do estado
Mais de 600 estudantes do Ensino Médio e Fundamental foram atendidos
Nesta quinta-feira (23), no bairro Vila Militar, Zona Oeste da Região Metropolitana, 60 estudantes da Escola Municipal Rosa Fonseca, acompanharam palestra ministrada pelo juiz eleitoral Paulo Roberto Sampaio de Jangutta, da 230ª Zona Eleitoral. Após a apresentação, os estudantes participaram de uma oficina de votação em urna eletrônica.
Nesta quarta-feira (22), 44 estudantes do Colégio Rogelma, na cidade de Carmo, na Região Serrana, receberam as ações socioeducativas do programa "TRE Vai à Escola". O juiz eleitoral Carlos André Duval, da 102ª Zona Eleitoral, conduziu palestra sobre a importância da democracia e o papel da Justiça Eleitoral.
Na terça-feira (21), as atividades foram realizadas em três cidades. Em Rio Claro, na Região Sul Fluminense, e nas cidades de Mesquita e Belford Roxo, ambas localizadas na Baixada Fluminense. Em Rio Claro, a ação aconteceu no CIEP 296 Presidente Benes, onde 80 estudantes assistiram palestra sobre representatividade política e o funcionamento do voto proporcional. A atividade foi ministrada pelo juiz eleitoral Claudio Rodrigues, da 108ª Zona Eleitoral.
Em Belford Roxo, 60 estudantes do Colégio Estadual Alice Paccini Gélio acompanharam a palestra que abordou como funciona o sistema eleitoral no Brasil. A ação foi conduzida pela juíza eleitoral Vera Maria Cavalcanti de Albuquerque, da 153ª Zona Eleitoral. Após a conversa, os(as) estudantes tiveram a oportunidade de participar da oficina de votação simulada em urna eletrônica.
Em Mesquita, a juíza eleitoral Cláudia Ribeiro, da 150ª Zona Eleitoral, e a chefe de cartório Danielle Sobral estiveram na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva para uma conversa sobre democracia, Justiça Eleitoral e importância do voto. A palestra foi assistida por 35 estudantes do Ensino Fundamental.
No dia 14, a magistrada Cláudia Ribeiro, da 150ª Zona Eleitoral, palestrou para 40 estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva. Após a conversa, as(os) estudantes participaram da votação simulada em uma urna eletrônica.
No dia 13, em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense, o chefe de cartório Renato Coelho, da 131ª Zona Eleitoral, visitou o Colégio Getúlio Vargas para um bate-papo sobre eleições e cidadania. A ação contou com a presença de 151 estudantes.
Em outubro, o programa visitou três escolas em Niterói, na Região Metropolitana. No dia 27, a juíza eleitoral Simone Novais, da 72ª Zona Eleitoral, a chefe de cartório Cristiane Tanure e o servidor Lucas Almeida estiveram no Colégio Estadual Joaquim Távora, no bairro de Icaraí. No mesmo dia, também realizaram palestra no Instituto Gaylussac, localizado no bairro de São Francisco.
Já no dia 25, a servidora Priscila Barroso de Souza, da 199ª Zona Eleitoral, esteve na Escola Municipal Maralegre, no bairro de Piratininga, palestrando para estudantes do Ensino Fundamental. No total, as três palestras reuniram 205 estudantes.
Também em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense, o Colégio Municipal Sergipe recebeu ações do "Projeto Eleitor do Futuro". Estudantes de turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental receberam palestra sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e participaram de votação simulada em urnas eletrônicas. A atividade contou com a participação de 56 crianças e foi conduzida pelo servidor Ary Jorge Nogueira, nesta quarta-feira (22).