Importância do humor no debate político é tema de live do TRE-RJ
Primeiro episódio da série de lives "Café com o TRE" conversou com o humorista Maurício Meirelles
"É fundamental ter humor na política", declarou o humorista e publicitário Maurício Meirelles, durante o primeiro episódio da série de lives "Café com o TRE", da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). No bate-papo com o vice-diretor da EJE-RJ, desembargador eleitoral Bruno Bodart, o humorista disse que "a comédia muitas vezes inicia o debate". A íntegra da live está disponível no canal TV TRE-RJ.
Durante a conversa, realizada nesta quinta-feira (18), o humorista ressaltou a importância das redes sociais na democratização dos debates, ressaltando que "a internet passou a ser uma mídia muito forte", capaz de vencer eleições. "O que assusta a classe política é que 190 milhões de pessoas têm potencial para ser uma emissora", declarou Maurício.
O bate-papo ainda passou por temas como a diferença entre os discursos humorístico e político; o Projeto de Lei 2630, que trata do combate às fake news; e a liberdade de expressão. Para Maurício Meirelles o limite de qualquer forma de arte, inclusive a comédia, é a lei.
Diretora da Escola, a desembargadora eleitoral Daniela Bandeira destacou a importância de trazer outras vozes, como da psicologia e da comunicação social, para dentro do TRE-RJ. "Isso traz informalidade para o Direito e, com ela, conseguimos mais legitimidade e aceitação de fala", declarou a magistrada.
A série de lives "Café com o TRE" tem como objetivo intensificar o diálogo sobre a representatividade das minorias, a importância da participação política, a segurança do sistema eletrônico de votação, a conquista do espaço político pelas mulheres e outros temas contemporâneos relevantes. A previsão é de que as lives sejam realizadas uma vez por mês.