TRE-RJ sobe oito posições e alcança Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade

Resultado foi apresentado nesta terça-feira (5), durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Panorama da fachada da sede do TRE-RJ, um prédio de mármore escuro, com pessoas passando à frent...TRE-RJ sobe oito posições e alcança Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi contemplado com o Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade de 2023. O TRE-RJ subiu oito posições no ranking em relação a 2022 e conquistou 87,15% dos pontos possíveis na premiação. Com o resultado, a Justiça Eleitoral fluminense fica à frente da paulista (87,05%) e da mineira (86,83%), sendo a mais bem pontuada entre os três maiores tribunais eleitorais.

O Prêmio CNJ de Qualidade, criado em 2019 em substituição ao Selo Justiça em Números, é conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base na avaliação de todos os tribunais do país, separados por segmentos da Justiça, como estadual, federal, trabalhista e eleitoral, por exemplo. Os tribunais são avaliados em quatro eixos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia.

O resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira (5), durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que começou ontem, em Salvador. O presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, a diretora-geral do Tribunal, Eline Íris, e o coordenador de Planejamento Estratégico, Robson Sobrinho, representam a Justiça Eleitoral fluminense no encontro.

A diretora-geral Eline Íris explica que o resultado vem do comprometimento dos mais variados setores do TRE-RJ, que participavam de reuniões semanais para acompanhamento dos trabalhos. 

"O resultado é fruto de um trabalho que envolveu todas as unidades do Tribunal. Não o teríamos alcançado sem o patrocínio da Presidência, o envolvimento da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral e o engajamento de todas as secretarias do TRE-RJ", comemora Eline Íris. "Reconhecemos o empenho de cada um dos servidores e servidoras do Tribunal para a obtenção do selo", agradeceu a diretora-geral do TRE-RJ.

Presidente do TRE-RJ, o desembargador João Ziraldo Maia, também parabenizou as servidoras e servidores pelo esforço e dedicação. "Saltamos do 24º lugar para a 16ª posição entre os Tribunais Regionais Eleitorais. Essa evolução só acontece com empenho coletivo, com o envolvimento de todos", reconheceu o magistrado.

"O prêmio reflete o amadurecimento da instituição, que vem trabalhando incessantemente para recuperar seu lugar de prestígio. O projeto do Laboratório de Inovação do TRE-RJ (Liods-RJ) para aprimorar a página da Ouvidoria com o uso de linguagem simples e a realização de eventos com acessibilidade comunicacional foram quesitos que receberam pontuação máxima no eixo e contribuíram para a melhoria da avaliação do Tribunal", declarou Robson Sobrinho, coordenador de Planejamento Estratégico do TRE-RJ.

Em relação ao prêmio de 2022, o TRE-RJ melhorou sua pontuação no eixo de governança, que subiu de 61,17% para 88,57%. No eixo produtividade, o Tribunal subiu de 69,62% para 76,80% e, no eixo de dados e tecnologia, passou de 73,17% para 94,90% dos pontos possíveis. A redução da taxa de congestionamento líquida e do tempo de tramitação dos processos foi outra conquista do TRE-RJ que contou com o esforço de servidoras e servidores, além da superação as Metas 1, 2 e 4 do CNJ.

Acesse aqui o painel de resultados.

Acesso rápido