Quase 140 estudantes tiram o título de eleitor no primeiro dia do projeto #PartiuVotar
Atividades foram realizadas no município de Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense

''Agora eu sinto que posso contribuir para mudanças sociais importantes no país'', conta a estudante Katharina Genelhu, de 17 anos, que tirou a primeira via do título de eleitor nesta terça-feira (29). Ela participou do primeiro dia de atividades do projeto #PartiuVotar, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, realizado no Colégio Estadual Edmundo Peralta, em Paty do Alferes, cidade da Região Centro-Sul fluminense.
Idealizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) e focado na participação política de jovens com idade entre 16 e 17 anos, o programa realizou palestra para cerca de 300 estudantes, que também participaram de uma eleição simulada com urnas eletrônicas. No primeiro dia, 139 estudantes fizeram o alistamento eleitoral.
Colegas de Katharina, Bernardo Fragoso, Laís Rodrigues, ambos de 17 anos, e Maísa Maciel, de 18 anos, também tiraram a primeira via do título de eleitor e sentem que agora têm uma responsabilidade maior. ''Participar da vida política é algo muito importante'', declarou Bernardo.
A assessora da EJE-RJ, Rita de Cássia Carvalho, explica que o município de Paty do Alferes foi escolhido por, segundo estimativa do IBGE no ano de 2021, ter apenas 27,8% dos jovens entre 15 e 19 anos com título de eleitor.
''Durante os três dias do evento, esperamos incentivar os estudantes a tirar o documento, aumentando o número de jovens eleitores no município, e convencê-los da importância da participação deles no processo eleitoral'', conta Rita.
A Justiça Eleitoral Itinerante, coordenada pela Presidência do TRE-RJ, disponibilizou oito guichês de atendimento para o alistamento dos jovens.
Despertar para a cidadania
Antes de emitir a primeira via do título, os jovens puderam acompanhar palestras sobre participação política e cidadania, ministradas por servidores e voluntários da EJE-RJ, além de participar de uma oficina em que urnas eletrônicas foram utilizadas em uma eleição simulada.
A estudante Yasmin Costa, de 17 anos, participou das atividades do projeto e gostou das atividades propostas. ''Durante a palestra aprendemos que tudo é política, pudemos conhecer mais sobre as eleições e o processo eletrônico de votação. Na eleição simulada a minha plataforma foi a vencedora'', comemora Yasmin. Ela conta que aproveitou para tirar o título e que pretende ser mesária no ano que vem.
A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Inez Leal do Amaral, elogiou a visita do TRE-RJ. ''As atividades propostas mostraram aos alunos a importância do voto. Além disso, eles puderam entender que têm direito a escolher seus representantes, puderam conhecer a urna eletrônica e tiraram o título de eleitor com mais facilidade, sem sair da escola'', diz Maria Inez.
Para o voluntário da EJE-RJ, Aldenir de Moraes, o saldo do dia foi positivo. ''Fomos bem recebidos pelos alunos, que participaram ativamente da palestra, e ficaram muito interessados em fazer o alistamento eleitoral'', comemora Aldenir.
Durante esta semana o projeto #PartiuVotar visitará outros dois colégios do município, sempre com palestras, oficinas em que são simuladas eleições e atendimento para alistamento eleitoral. Na quarta-feira (30) é a vez do Colégio Estadual Ribeiro de Avelar receber as ações do programa e, na quinta-feira (31), o CIEP 278 Joaquim Osório Duque Estrada.
A iniciativa
O projeto #PartiuVotar é a nova iniciativa estratégica do TRE-RJ que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham entre 16 e 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo. A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral. O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão do grupo etário ao cadastro.