Programa ''TRE vai à Escola'' atendeu mais de 300 estudantes esta semana
As ações promovidas pela EJE-RJ aconteceram em escolas da Capital e do interior

Nesta semana, o programa ''TRE vai à Escola'', da EJE-RJ (Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro), visitou escolas na Capital e no interior. Os magistrados(as) palestraram sobre a importância da Justiça Eleitoral, da democracia e abordaram o papel do TRE-RJ. Ao todo, 328 estudantes acompanharam as atividades educativas durante a semana.
Nesta quarta-feira (23), o juiz eleitoral Ronald Pietre, da 65ª Zona Eleitoral, visitou o Ciep 137 Cecilia Meireles, em Petrópolis, Região Metropolitana, para palestrar sobre democracia e Justiça Eleitoral para 52 estudantes.
Também nesta quarta, estudantes do Ciep 368 João Conceição Canuto, em Itaguaí, na Costa Verde, assistiram à palestra da juíza eleitoral Bianca Noto, da 105ª Zona Eleitoral, sobre democracia e os papéis dos Três Poderes. Oitenta jovens acompanharam a palestra e, após a conversa, participaram de oficina com votação simulada em urna eletrônica.
Na terça-feira (22), o programa visitou o Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, em Itaboraí. A juíza Juliana Barros, da 104ª Zona Eleitoral, explicou o que é política e para que ela serve, para uma com cerca de 70 estudantes.
Na segunda-feira (21), a juíza da 119ª Zona Eleitoral, Maria Paula Galhardo palestrou para 81 estudantes do Colégio Intellectus, da Freguesia, Zona Oeste da Capital. A magistrada explicou aos jovens as atribuições e o papel da Justiça Eleitoral.
Ainda na segunda-feira, 45 alunos (as) do Centro Educacional Soares Coimbra, em Magé, na Baixada Fluminense, acompanharam a palestra da juíza eleitoral Renata Almeida, da 148ª Zona Eleitoral. Ao final, os jovens participaram de oficina com urna eletrônica, onde foi realizada uma votação simulada.









Em São João da Barra, Norte Fluminense, as ações do programa foram realizadas no dia 18 de agosto em escolas do município. O juiz eleitoral Enrique Filho, da 37ª Zona Eleitoral, conduziu palestras no Colégio Cenecista e no Instituto Federal Fluminense (IFF), para mais de 50 estudantes.
Também no dia 18, a juíza Camila Lopes e a chefe de cartório Consuelo da Silva, da 198ª Zona Eleitoral, palestraram para cerca de 70 estudantes no Ciep 488 Ezequiel Freire, em Itatiaia, no Sul Fluminense.
O programa esteve presente em outra escola da Baixada, desta vez, no município de Duque de Caxias, no dia 17 de agosto. A juíza eleitoral Andrea Vidal, da 128ª Zona Eleitoral, conversou sobre Justiça Eleitoral e democracia com cerca de 30 estudantes, que também participaram de uma votação simulada em urna eletrônica, do Colégio Estadual Círculo Operário.
O Colégio Adventista, em Itaboraí, recebeu as atividades educativas do ''TRE vai à Escola'' no dia 15. A juíza Juliana Barros, da 104ª Zona Eleitoral, conduziu as ações para cerca de 300 alunas(os). A magistrada falou com os estudantes sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e suas competências.
Na cidade de Paraty, também na Costa Verde, 100 estudantes do Ciep 999 Dom Pedro de Alcântara Bragança I Imperador do Brasil assistiram à palestra e participaram de oficina com urna eletrônica. As atividades tiveram mediação do juiz eleitoral Juarez Cardoso, da 57ª Zona Eleitoral.
O ''TRE vai à Escola'' também foi realizado em Miguel Pereira, na Região Centro-Sul. No dia 8, a juíza eleitoral Amanda Queiroz, da 48ª Zona Eleitoral, palestrou para 48 estudantes do ensino médio da Escola Espaço Educação.