Justiça Eleitoral já recebeu quase 15 mil denúncias sobre desinformação nas Eleições 2022
A maior parte, com 86,5%, diz respeito a perfis de usuários com indícios de comportamento inautêntico
Em menos de quatro meses, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 14.998 denúncias por meio do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições 2022, desenvolvido para promover mais agilidade no combate aos efeitos da propagação de desinformação sobre as eleições ou sobre o sistema eletrônico de votação. Dentre os temas mais denunciados, 12.976 são referentes a perfis de usuária ou usuário com indícios de comportamento inautêntico, enquanto os disparos de mensagens em massa tiveram o menor índice, com apenas 185 denúncias.
Para utilizar o Sistema de Alerta contra Desinformação nas Eleições 2022, é necessário classificar o tipo de denúncia, informar o link específico e a plataforma em que a desinformação está circulando e, ainda, descrever a mensagem. Para otimizar a solicitação, faça também o carregamento de arquivos de mídias. O canal foi criado em junho pelo TSE em parceria com as plataformas digitais, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e YouTube.
O Tribunal Superior Eleitoral repassa as denúncias às plataforma digitais e agências de checagem parceiras da Corte Eleitoral no Programa de Enfrentamento à Desinformação, para rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desse tipo de conteúdo na internet. Dependendo da gravidade do caso, os relatos recebidos também poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis.