Estudantes de Paracambi são incentivados a se alistar e votar nas Eleições 2022

Projeto deve alcançar 1.250 alunos do ensino médio no município, que tem a menor adesão ao voto facultativo entre os jovens no estado

sala de aula com dois palestrantes à frente gesticulando, ao lado de urna eletrônica

“Vou tirar o título o quanto antes”, afirmou a estudante Maria Eduarda Graciliano Lima, de 16 anos, que havia acabado de assistir à palestra da Semana do Jovem Eleitor, nesta quarta-feira (30), primeiro dia do projeto no município de Paracambi, na Região Metropolitana. Cerca de 200 alunos do CIEP 500 Antônio Botelho participaram do debate sobre a importância do voto e do sistema eletrônico de votação. As alunas e alunos também votaram em candidatos fictícios na urna eletrônica e tiraram dúvidas. 

“Eu estava com preguiça de me alistar, mas depois de saber da importância que meu voto tem e que ele tem o mesmo peso de qualquer outro voto, eu decidi fazer a minha parte”, complementou Maria Eduarda. Até a próxima sexta-feira (1º), mais mil estudantes do ensino médio de outras quatro escolas do município vão se juntar aos estudantes do CIEP 500 e estarão entre os participantes do projeto da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), numa ação que tem por objetivo estimular os jovens de 16 e 17 anos a tirar o título eleitoral e votar nas eleições deste ano.

“Alunas e alunos também recebem uma cartilha com diversas informações relevantes, como os conceitos de democracia e cidadania, e um panfleto com o passo a passo do que é preciso fazer para tirar o título, que é bem simples”, explicou o servidor da EJE-RJ, Alexandre Meira, que conduziu as atividades, em parceria com Coral Herculano, do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e Luis Fernando Silva, da Seção de Registro Funcionais (Secref). Todos dois participam como voluntários do programa Eleitor do Futuro e de outras ações socioeducativas da EJE-RJ.

Nesta quinta-feira (31), o projeto está acontecendo no Ciep Garrincha Alegria do Povo e no Colégio Cnec. Amanhã (1º), será a vez do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves. Paracambi foi a cidade escolhida para a ação da Semana do Jovem Eleitor por possuir o mais baixo percentual de alistados entre 15 e 19 anos, em comparação à população nessa faixa etária. 

Para a coordenadora pedagógica do CIEP 500, Marcele Lima, o projeto é muito relevante e “veio em uma ótima hora”, já que o colégio está passando pela eleição do grêmio estudantil. “Receber o TRE-RJ nesse momento para bater uma papo sobre questões fundamentais como representatividade e responsabilidade do voto é muito bacana”, elogiou a profissional de educação. 

Ao final das atividades, a palestrante Coral Herculano pediu a todos os presentes que conversassem com mais três amigos ou parentes sobre o que foi discutido na palestra. “Eu acredito que essa rede é fundamental para a gente estimular a conscientização dos eleitores e futuros eleitores”, afirmou a servidora. Luis Fernando ressaltou que os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das eleições, também podem tirar o título. “Mas para garantir o voto, acessem o site do TRE-RJ até o dia 4 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral”, concluiu.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-8000/8141
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido