Ministro Gilmar Mendes será homenageado com a medalha dos 90 anos da JE
Plenário do TRE-RJ aprovou a indicação na sessão de 31 de maio

Por unanimidade, o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão plenária de 31 de maio, a outorga da Medalha dos 90 Anos de Criação da Justiça Eleitoral ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Ferreira Mendes. A condecoração será entregue na segunda-feira, dia 13 de junho, às 16h, durante a solenidade em homenagem aos 20 anos da posse dele como ministro do STF, que vai ocorrer no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ).
Responsável pela indicação, o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, destacou alguns dos “projetos bem sucedidos”, liderados pelo ministro Gilmar Mendes nos dois períodos em que ele foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o aplicativo e-título, lançado em 2017, e a implantação da usina fotovoltaica. “Ela tornou a sede do TSE o primeiro prédio de um tribunal em Brasília a produzir a própria energia e ter esse selo de sustentabilidade”, disse o magistrado.
Outras iniciativas lembradas pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, foram o encaminhamento pela gestão do ministro Gilmar Mendes do projeto de lei que trata da reativação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Rio de Janeiro, e o projeto “Começar de Novo''. Lançado em 2016, esse projeto buscou o engajamento da Justiça Eleitoral em ações educativas, de capacitação profissional e de reinserção social de sentenciados do regime semiaberto e egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho.