Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o pleito de Itatiaia reúne-se com partidos
Objetivo é credenciar fiscais das legendas para participar da eleição simulada
Nesta quinta-feira (24), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) para as eleições suplementares em Itatiaia irá reunir-se às 15h, na sede do TRE-RJ, Centro do Rio, com dirigentes de partidos políticos. No encontro serão definidos os fiscais das legendas que vão participar, no dia do pleito, em 13 de março, da auditoria da urna eletrônica. O presidente da comissão, juiz Marcel Laguna Duque Estrada, irá comandar a reunião.O objetivo da auditoria, com a participação dos diretórios partidários, é comprovar a segurança da urna eletrônica e a lisura do processo de votação.
Os fiscais das legendas credenciados irão preencher os votos em cédulas de papel, que, no dia do pleito, serão digitados na urna eletrônica sorteada para a auditoria. A urna será retirada de Itatiaia no sábado (12), logo após o sorteio, e levada para a sede do Tribunal. O procedimento é denominado "Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso". Trata-se de votação simulada, realizada sob monitoramento de câmeras e com transmissão ao vivo no canal do TRE-RJ no YouTube. A coincidência dos resultados das votações manual e eletrônica demonstra a inexistência de eventual desvio de votos para beneficiar algum candidato.
Além dos representantes dos partidos políticos e coligações, também podem atuar como fiscais da auditoria, entre outros órgãos, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entidades privadas sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, e departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas, que sejam credenciados junto ao TSE.