Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica reúne-se com zonas eleitorais
Logística de deslocamento das urnas até a Capital foi o tema da reunião
Na última quinta-feira (25), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) reuniu-se com os chefes de cartório de todo o estado para tratar da logística de transporte das urnas a serem auditadas para a Capital, onde acontece o Teste de Integridade, na data do pleito. O presidente da Cave, juiz Marcel Laguna Duque Estrada, abriu a reunião virtual, destacando a importância do procedimento para a transparência do processo eleitoral, que ganhou dimensão ainda maior neste ano. O quantitativo passou de cinco para 33 urnas eletrônicas a serem auditadas, em relação a eleições anteriores.
O Teste de Integridade será realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (em caso de segundo turno). O teste é um dos tipos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e consiste numa votação simulada, realizada sob monitoramento de câmeras, podendo ser fiscalizado pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por partidos políticos e por representantes da sociedade civil. O Teste de Integridade será transmitido pelo canal TV TRE-RJ no YouTube.
Também participaram da reunião a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, o chefe da Seção de Transportes (Sectra), Marcelo Cespes, e o assistente da Seção de Cadastro de Eleitores e Voto Informatizado (Secvot), Rick Medeiros.