Programa "Eleitor do Futuro" promove ações em escolas da Capital
Palestras abordaram temas como a importância do voto jovem e o combate à desinformação
Jovens de duas escolas da Capital, nos bairros de São Cristóvão e Realengo, participaram de ações do programa "Eleitor do Futuro" no último dia 12 de abril. As palestras, promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), foram assistidas por mais de 300 alunos e abordaram temas como a importância do voto jovem e o combate à desinformação sobre as urnas eletrônicas. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com urnas eletrônicas, simulando o voto em eleições fictícias.
Para o assistente da EJE-RJ Alexandre Meira, o trabalho realizado pelos voluntários do programa "pode gerar muitos frutos para o país, uma vez que ajuda na formação de cidadãos conscientes, aproximando-os das eleições e da Justiça Eleitoral". Alexandre ministrou palestra na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, em São Cristóvão, falando sobre a importância de tirar o título de eleitor, além de explicar como fazer para emitir o documento.
O CIEP Thomas Jefferson, no bairro de Realengo, recebeu o servidor da EJE-RJ Ramon Castellano para uma palestra com o tema "Por que tanta desinformação sobre as urnas?". "Com as ações educativas, acessamos a própria cultura educativa praticada na escola e, a partir dela, podemos falar do papel da Justiça eleitoral na democracia representativa", explicou Ramon.